Portal Pop3

Retrospectiva Spotify: por dentro do que o mundo ouviu em 2022

Retrospectiva Spotify de 2022 revela os sons que seus 456 milhões de ouvintes mais escutaram no mundo todo

Publicado em 14 de dezembro de 2022, por Artigos

Músicas, artistas e trends musicais impulsionadas pelo TikTok. A Retrospectiva Spotify, no original Spotify Wrapped, de 2022, compartilha quais foram os mais ouvidos na plataforma durante o ano. A compilação realizada pela plataforma já é aguardada anualmente por fãs ansiosos para compartilhar o que mais ouviram e espiar o que o seu círculo social está escutando.

De resultado individual em resultado individual, o Spotify compartilhou os dados mundiais referentes aos mais ouvidos do ano na sua newsroom. O artista mais ouvido no mundo foi Bad Bunny, que ocupa a posição desde 2020. Em seguida temos, em ordem, Taylor Swift, Drake, The Weeknd e BTS.


No entanto, um dado que nos dá mais informação sobre o comportamento de fãs de diferentes artistas, mostra que entre os artistas mais compartilhados nas redes sociais Bad Bunny ocupa o terceiro lugar, sendo ultrapassado por The Weeknd, na segunda posição, e Taylor Swift em primeiro lugar. Esses são os “Most Viral Artists” (em tradução livre: artistas mais ‘virais’) do ano. O top 3 é seguido por BTS e Lana Del Rey, uma artista que não atingiu o top 5 de mais ouvidos, mas entra nos mais virais.

Quando o assunto é a música mais ouvida do ano, quem leva a posição é Harry Styles com o single “As It Was“, o primeiro a ser lançado do seu último álbum Harry’s House. Em segundo lugar ficou a música “Heat Waves”, da banda indie britânica Glass Animals, seguida por “Stay”, uma collab entre The Kid LAROI e Justin Bieber. Em quarto e quinto lugar aparece o artista mais ouvido do ano, Bad Bunny, na quarta posição com a canção “”Me Porto Bonito” feat Chencho Corleon e em quinto com “Tití Me Preguntó”.

No ranking de álbuns mais ouvidos do ano, Bad Bunny volta a ocupar o primeiro lugar com Un Verano Sin Ti, seguido pelo Harry’s House de Harry Styles. A terceira posição ficou com o álbum de estreia da cantora Olivia Rodrigo, Sour. Em quarto, o álbum = de Ed Sheeran, lançado em 2020, se mantém como um favorito entre os fãs. Enquanto a quinta posição ficou com o álbum Planet Her (Deluxe) da Doja Cat.

As trends do ano

As trends musicais, movidas principalmente por vídeos no TikTok, também tiveram um impacto nos mais ouvidos do ano. Por isso, o Spotify criou um ranking do que foi lançado a mais de 20 anos e foi mais ouvido em 2022.  E não deve ser surpresa para ninguém que acompanhou as redes neste ano, que a música mais ouvida dessa categoria foi “Runing Up That Heal (A Deal With God)” de Kate Bush, que foi impulsionada pelo seu uso na série da Netflix Stranger Things e ganhou as redes sociais.

Em segundo lugar, ficou a música “Yellow”, do Coldplay, seguida por “The Real Slim Shady”, do Eminem, nomes que me deixam assustada com o passar do tempo, ao ver que estão entre os lançados a mais de 20 anos. Em quarto lugar, ficou “Gangsta’s Paradise”, de Coolio, e em quinto “Smells Like Teem Spirit”, do Nirvana.

As trends também dominaram as criações de playlists na plataforma. A aesthetic nomeada Coastal Grandmother, que bombou no Tiktok durante a primavera do hemisfério norte, fez com que o tema tivesse um pico de crescimento de 660% nas playlists criadas por usuários durante os meses de março e abril.

Os memes “Little Miss”, baseados em uma personagem de um livro infantil britânico, que tomaram conta das redes sociais por alguns dias durante o verão do hemisfério norte, também tiveram um impacto gigantesco nas playlists. Foi registrado um aumento de 1400% nas playlists criadas por usuários, com esse termo, no mês de julho.

@schmoyoho

intro song for any meal/snack with corn 🌽 – from iconic interview on @doingthings

♬ It’s Corn – Tariq & The Gregory Brothers & Recess Therapy

E é claro que “It’s Corn”, uma collab entre Tariq, The Gregory Brothers e Recess Therapy, inspirada no vídeo viral do garoto do milho, foi adicionada a mais de 540k playlists desde que foi lançada em agosto. São dados que mostram um pouco do poder de virais orgânicos das redes sociais, capazes de trazer de volta às paradas músicas lançadas a muito tempo e criar tendências de comportamento e consumo. Um impacto de engajamento orgânico que, muitas vezes, supera estratégias pensadas por publicitários para a divulgação musical.

E a sua retrospectiva do ano, como foi? Compartilha o seu Spotify Wrapped com a gente!

No meu caso, eu nunca me senti tão básica quanto ao ver que a minha música mais ouvida foi a mais ouvida do mundo. A minha artista mais ouvida, Taylor Swift, também ficou em segundo lugar entre os mais ouvidos mundialmente, mas dá para fingir surpresa? Com 10 álbuns e diferentes estilos musicais, a loirinha tem material para acompanhar todos os humores.

Tags: , , , , , , , ,
24 anos. Jornalista com interesse em Estudos Culturais. Cohost do podcast Cadelinhas da Indústria Cultural. Fã de artes em diversas mídias, tentando acumular o maior número de hobbies possíveis.