The Big Bang Theory: como a série provou o amadurecimento dos personagens
No Brasil, as 12 temporadas de The Big Bang Theory estão disponíveis no HBO Max
Publicado em 10 de março de 2022, por Matheus Rocha • ArtigosThe Big Bang Theory é uma série que dizem ter mudado muito sua essência desde o primeiro episódio até o seu desfecho, exibido em 2019. Muita gente critica os criadores Chuck Lorre e Bill Prady por isso, reclamando da falta de humor de antigamente que agora parece ter se perdido com o amadurecimento dos personagens. Mesmo assim, o seriado da CBS conquistou diversos prêmios como o Emmy Awards, American Film Institute, People’s Choice Awards, sem falar nas diversas indicações como o Globo de Ouro e ao SAG. Os fãs não reclamam de barriga cheia.
De fato, as últimas temporadas parecem ter perdido o gás dos anos iniciais e nem todos os episódios parecem fazer sentido ou são engraçados, mas o apego aos personagens fala sempre muito alto. Neste texto, abordaremos o episódio 17 da 10ª temporada do seriado, no qual os roteiristas escancaram algumas questões importantes para o público: todos nós crescemos, amadurecemos e as coisas que gostávamos de fazer antes talvez não tenham mais a mesma graça conforme os anos forem passando.

(CBS/Reprodução)
The Big Bang Theory: do estereótipo nerd ao pai de família
ATENÇÃO: A PARTIR DESSE PONTO, O TEXTO CONTÉM SPOILERS!
No intitulado “The Comic-Con Conundrum” (O enigma da Comic-Con, em uma tradução livre), tudo se inicia quando os quatro amigos Sheldon (Jim Parsons), Leonard (Johnny Galecki), Howard (Simon Helberg) e Raj (Kunal Nayyar) estão reunidos em torno das finanças deste último, que no episódio anterior havia decidido deixar de ser bancado pelo pai. Dessa maneira, Sheldon é escolhido para cuidar de seu dinheiro e controlar todos os seus gastos, tendo em vista que agora precisará ficar de olho em cada centavo que sai de sua carteira. Para tanto, Sheldon o proíbe de gastar com ingressos para a próxima Comic-Con e ele precisará arranjar outros métodos de conseguir dinheiro se quiser frequentar o evento.
Com essa premissa em mãos, os outros personagens partem para discutir como irão ou o que terão de fazer para conseguirem ir ao evento que mais aguardam e frequentam todos os anos. E é a partir disso que as mudanças reais começam a surgir. Desde a 5ª temporada os personagens vêm amadurecendo gradativamente, mas de forma bem sutil e mansa; é somente na conversa que o quarteto principal tem na revistaria de Stuart (Kevin Sussman) que a ficha parece cair.
Leonard terá de levar Penny (Kaley Cuoco) ao evento, pois agora está casado e ela quer participar de sua vida; Howard também está casado e tem uma filha com Bernadette (Melissa Rauch), que nasceu no decorrer dessa mesma temporada; Raj está agindo por conta própria pela primeira vez, sem depender do dinheiro do pai. Apenas Sheldon parece não ter sentido um tenebroso baque, tendo em vista que, embora nessa altura esteja morando junto de sua namorada Amy (Mayim Bialik), seu espírito de sonhador e “não ligo para todas essas regras sociais e convencionais” o faz não se importar tanto, mesmo vendo seus amigos quase desistirem de partirem junto ao evento com ele; ainda assim Sheldon irá vestido de Dumbledore, mas falemos novamente sobre ele mais à frente.
E com essas pautas em mente, os personagens seguem. Howard começa a agradar Bernadette em casa para conseguir ir à Comic-Con sem desapontá-la; Raj tenta ganhar algum dinheiro fazendo bicos não muito eficientes e Leonard tem conflitos grandiosos com Penny, tendo em vista que ela não quer ir ao evento, mas para não desapontar seu marido acaba dizendo que quer. A falta de diálogo entre os dois culminam em ânimos aflorados, já que Leonard não quer que Penny vá e tenta fazer de tudo para que ela não perceba isso para também não desapontá-la.

(CBS/Reprodução)
É em uma reunião do elenco na casa dos Wolowitz que as coisas são esclarecidas. A começar por Raj que percebe que perder o evento pela primeira vez não será tão ruim, levando em consideração que já fora tantas vezes e já tinha vivido tantos bons momentos; Leonard também pensa o mesmo e Penny o convida para fazerem outras coisas durante os dias em que ele passaria em San Diego. Para seguir o fluxo, Howard também admite que agora é um pai de família e que não gostaria de se divertir sozinho, mas na verdade, ele confessa que não iria para não ter que ir sozinho com Sheldon, que mesmo tendo a desistência dos amigos quer aproveitar a Comic-Con.
Para finalizar, no epílogo, Sheldon tenta convencer Amy de ir com ele e os dois protagonizam uma das cenas mais engraçadas do episódio e que também demonstram muito do amadurecimento sutil (e nas entrelinhas) do personagem.
Tendo um desenvolvimento engraçado e satisfatório, sendo o melhor episódio da 10ª temporada, em The Big Bang Theory foi inevitável que seus personagens amadurecessem e isso é muito melhor do que se eles tivessem sido os mesmos nerds a vida toda (na série). Mesmo com mudanças, eles ainda amam o que fazem juntos, ainda amam falar e viver suas nerdices e mesmo que tenham decidido deixar de lado um pouquinho do que tanto gostavam as boas memórias permanecem – e é só isso que importa!