Portal Pop3

Pânico VI: veja uma retrospectiva dos longas anteriores para se preparar para o novo filme

Pânico 6 só tem Courtney Cox do elenco original e Hayden Panettiere retorna à franquia; diretores alegam que o novo filme será o mais sangrento e sombrio de todos

Publicado em 17 de fevereiro de 2023, por Artigos, Listas

[ATENÇÃO: O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS]

Apesar de Pânico VI não contar com a clássica frase “Hello, Sidney!” porque Neve Campbell não está mais no elenco, isso não deixa o filme ser menos aguardado que os outros da franquia. Outra característica muito presente no filme é a metalinguagem que os filmes possuem com o gênero e os filmes da franquia.

No trailer do novo longa-metragem, continuação direta de Pânico (2022), percebemos que as novas protagonistas Tara e Sam não estão mais em Woodsboro, apesar de Sidney (Neve Campbell) alertar que o Ghostface sempre volta. E que o Ghosface está mais desinibido em sua matança que nos filmes anteriores. Courtney Cox é a única do filme original de 1996 que retorna o elenco, além de Hayden Panettiere que volta a viver a Kirby, personagem estreante em Pânico 4 (2011). 

Antes de falar sobre os outros filmes da franquia, é preciso ressaltar a metalinguagem existente no universo. Essa metalinguagem com o gênero do terror está de forma explícita quando no primeiro filme Randy (Jamie Kennedy) fala sobre o que você tem que fazer para sobreviver a um filme de terror enquanto assistem ao clássico Halloween (1978).

Como um bom cinéfilo, ele descreve os passos. Outro ponto filmes de terror serem mencionados ou até assistidos como ocorre com o filme de John Carpenter. Sobrenome o qual volta no último lançamento onde as personagens de Jenna Ortega e Melissa Barrera possuem o sobrenome. A clássica cena do enquadramento do chuveiro tem em alguns filmes, homenagiando Psicose (1960). Como Pânico 5 (2022) é feito após a morte de Wes Craven, diretor dos outros filmes. Então no filme tem um personagem chamado Wes vivido por Dylan Minnette.

Outra frase muito repetida nos filme é que sempre se volta para o original. Então vamos voltar para os filmes antigos para pensar sobre o novo.

Pânico (1996)

(Dimension Films/Reprodução)

Um grupo de jovens enfrenta Ghostface, um assassino mascarado, que testa os conhecimentos de filmes de terror de suas vítimas. Os assassinatos acontecem em uma pequena cidade chamada Woodsboro. Os assassinatos não parecem estar ligados ou ter alguém como alvo, até que Sidney Prescott começa a ser perseguida pelo assassino. Seu namorado Billy Lomis (Skeet Ulrich), acaba sendo suspeito pelas mortes, mas é liberado. Em uma festa na casa de Stu Marcher (Matthew Lilard), melhor amigo de Billy, Ghostface ataca e faz mais algumas vítimas.

Nessa festa os assassinos são revelados sendo Billy e Stu. Sidney consegue se salvar e com a ajuda de Dewey (David Arquette) e Gale (Courtney Cox), os assassinos são mortos. Billy fala que sua motivação de perseguir e tentar matar Sidney foi porque sua mãe, Maureen Prescott, ter tido um caso com o pai de Billy e assim sua mãe ter o deixado. Tanto que ele matou sua mãe também, cujo aniversário de morte foi na noite que teve a festa na casa de Stu.

Pânico 2 (1997)

(Dimension Films/Reprodução)

Dois anos após as mortes em Woodsboro, os acontecimentos de dois anos antes viram um filme “Stab” que conta a história do aconteceu. Sidney tenta viver uma vida normal e vai até a faculdade. Porém, Ghostface vai até onde ela está. Suas primeiras vítimas são dois estudantes universitários na estreia de Stab.

O assassino mais uma vez começa a perseguir Sidney, que tentam realocá-la, sem sucesso. Randy, Gale e Dewey tentam descobrir quem é o assassino por trás da máscara, mas o cinéfilo, nessa busca, acaba morto. No clímax, novamente, os verdadeiros assassinos são revelados. Eles são Derek, amigo da faculdade de Sidney, que é comparsa da mãe de Billy, atrás de vingança, que está sob um pseudônimo, no campus, de Debbie Salt fingindo noticiar os assassinatos. 

Pânico 3 (2000)

(Dimension Films/Reprodução)

O longa-metragem ocorre cinco anos após o massacre em Woodsboro e três anos após o massacre na faculdade, em Windsor College. Para tentar se proteger, Sidney mora isoladamente no estado da California e trabalha como atendente de um número que presta ajuda a pessoa sob um pseudônimo. Em um estúdio em Hollywood, mais um filme de Stab está sendo realizado, que retorna à Woodsboro. Como Ghostface não está encontrando Sidney, ele começa a assassinar o elenco do filme de acordo com a ordem das mortes que está no roteiro do filme. E em cada morte, Ghostface deixa uma foto de Maureen Prescott.

Sidney só vai até onde está acontecendo os assassinatos após receber uma ligação de Ghostface. Assim, ela se junta a Dewey e Gale que já estão investigando. Até que Randy, mesmo morto, deixa uma fita com a possibilidade de uma terceira aparição do assassino e dá dicas de quem pode ser. Para ele, é alguém que está ligado ao original, mas é desconhecido por todos e será muito mais difícil de matá-lo.

E realmente, o assassino é alguém que nunca imaginariam, depois de descobrir que Maureen teve um pseudônimo para ser atriz e descobrirem que ela chegou a engravidar e deu o filho para adoção, antes de ter Sidney. O assassino é revelado e ele é esse seu filho, o qual tentou contato, porém Maureen não queria manter uma relação. Por vingança e inveja de Sidney ter tido uma relação com a mãe biológica, ele arquiteta esse plano para tentar matá-la.

Pânico 4 (2011)

(Dimension Films/Reprodução)

Quinze anos após as morte causadas por Billy e Stu, Sidney faz uma turnê com seu livro. Na noite anterior à fala de Sidney, os assassinatos começam e evidências são deixadas no carro alugado da Sidney. As mortes acontecem entre os adolescentes da escola de Woodsboro, e uma das amigas das vítimas está Jill (Emma Roberts), prima de Sidney. As mortes continuam e Sidney tenta estar um passo a frente de Ghostface, mas não consegue.

O assassino está seguindo a ordem das mortes como aconteceu no original. E, desta forma, uma festa acontece, que é uma maratona de todos os filmes de Stab já lançados e acontece no aniversário do massacre de Woodsboro e aniversário de morte de Maureen Prescott. E como tem essa relação, o assassino também possui relação com Sidney, mais uma vez. E os assassinos são revelados, sendo Jill e Charlie (Rory Culkin), colega de Jill cinéfilo. Jill revela que sua motivação foi pela atenção que Sidney sempre teve devido aos acontecimentos que vivenciou, e Jill queria essa fama também.

Para ela, essa fama só viria se Sidney morresse e ela conseguisse encobrir seu envolvimento no massacre e matar o Ghostface. Porém, Jill não conseguiu ter sucesso ao tentar matar Sidney e numa segunda tentativa de assassinato, ela é impedida por Dewey, Gale e Judy (Marley Shelton).

Pânico 5 (2022)

Vinte e cinco anos se passaram. Ghostface reaparece, porém, desta vez, quem retorna à Woodsboro é Samantha, pois sua irmã, Tara, é atacada pelo assassino. E com sua volta, ele começa a persegui-la e atacá-la. Dewey é consultado por Sam e amigos de Tara e ele fala que voltando ao massacre original, ela teria que ter alguma ligação com aquelas personagens e que seu namorado poderia ser o assassino, como aconteceu com Sidney e Billy. E com isso, Sam admite ser filha de Billy e que acaba tendo alucinações com ele também.

(Paramount Pictures/Reprodução)

Dewey diz que essa é a sua ligação com os assassinos. Porém, para fazer uma nova sequência e potente, alguém do original teria que morrer, é o que acontece com Dewey. E mais uma vez, em uma festa ocorrida na antiga casa de Stu Marcher, um massacre ocorre, no qual os assassinos são revelados. Por motivações de fandom, Amber e Richie querem fazer uma boa sequência para que o novo filme de Stab, como aconteceu com o primeiro. Para eles, as sequências da franquia foram filmes muito ruins e eles queriam algo como o original. Desta forma, fizeram Sam voltar já que ela tem relação com Billy.

Com essa nova ligação entre os novos personagens apresentados e o original, Sam passa a ser a nova protagonista e persona de perseguição de Ghostface. Durante o quinto filme, Sam tenta fugir, pois, para ela, assim acabaria com essa sua perseguição. Sidney, porém, a alerta que fugir não é a solução, que ela tentou e todas as vezes o Ghostface a acha. Mas, como vemos no trailer, Sam, Tara, Mindy estão em um metrô, algo que não tem em Woodsboro. E Ghostface a perseguiu até onde ela foi. Como tudo volta ao original, Mindy e seu irmão gêmeo Chad são sobrinhos de Randy. Tudo está interligado.

(Paramount Pictures/Reprodução)

É válido destacar que no trailer do sexto filme, Gale é atacada pelo Ghostface, mas, pensando nos acontecimentos dos outros filmes, alguém do original pode morrer. Será ela? Qual a relação de Sam com Ghostface dessa vez? Outra pessoa que volta para o elenco é Kirby, do quarto filme, que leva uma facada na barriga e parecia estar morta. Porém, ao retornar, mostra que não morreu. Como acontece com Chad que também é atacado no quinto filme por Ghostface, porém não morreu também, como mostra fotos divulgados do filme. Chad tem ligação com os personagens. Kirby, porém, não. Por que Kirby voltaria? Seria ela o novo Ghostface?

De acordo com os diretores, esse Ghostface vai ser mais assustador que os outros e que haverá muitas mortes. Qual sua teoria para o novo filme da franquia? Ansioso para a sequência? Portanto, não perca! Pânico 6 está previsto para estrear nos cinemas brasileiros em 9 de março.

Tags: , , , , , , ,
Amo música, cinema, artes visuais e cores. Gosto de descansar vendo filmes e, as vezes, isso acaba cansando também. Sou graduada de Cinema e Audiovisual.