Cine Ouro Verde reabre em Londrina com estreias semanais
Um dos espaços mais emblemáticos de Londrina está de volta, trazendo uma experiência cultural clássica e surpreendente
Publicado em 3 de maio de 2022, por Maisa Carvalho • Cinema, O Pop de LondrinaO clima, com temperatura atípica para o mês de maio, trouxe um calor agradável para o entardecer da última segunda-feira (2), noite de reabertura do Cine Ouro Verde, que a partir de agora passa a ter uma programação regular de cinema. Entre segundas, terças e quartas-feiras, sempre com duas sessões, às 17h e às 19h30, o espaço funcionará como cinema, algo que não acontecia com regularidade há pelo menos 20 anos. O dia da estreia foi tranquilo, sem filas e com uma audiência modesta nas duas sessões.
E o clima, ao entrar em um espaço tão imponente e icônico da cidade, nem se compara ao da entrada em um cinema dentro de um shopping. As luzes são diferentes, as cadeiras em madeira e estofado verde, o mezanino tão amado pelos frequentadores do teatro, tudo é diferente. Com um preço justo e regras mais rígidas, a noite de estreia da volta do Ouro Verde foi sem grandes emoções. A bilheteria, pequena e bem em frente a porta, só aceita dinheiro — nada de cartão ou Pix. É como voltar no tempo dos cinemas de rua: o bilhete de papel não impresso; mas preenchido a carimbo, faz com que a nostalgia se instale ainda mais.
- (Portal Pop3/Reprodução)
- (Portal Pop3/Reprodução)
É proibido entrar com guloseimas, mas não havia pipoqueiro em frente, nem tão pouco há uma bomboniere para comes e bebes durante as sessões. Na porta do espaço, um cartaz deixa claro a limitação: só pode entrar com água. “É cinema, mas vai funcionar de forma diferente”, explicou a responsável pela bilheteria.
Ah, e o cinema é pontual! Abre apenas meia hora antes da sessão. “Não posso entrar antes e esperar?”, “Não, só abre 19h, moça”. E assim que as portas abrem, o espectador pode entrar na sala após entregar o ingresso. Talvez com a falta de prática do espaço e da equipe reduzida, seja normal uma pequena demora na exibição dos trailers — deu para ver o menu do projetor na tela, mas com paciência, foi possível visualizar os próximos filmes que serão exibidos ali.

(Portal Pop3/Reprodução)
Quando o filme começou, a falta de barulho de embalagens de comida fez com que a atenção ficasse mais presa à tela. A sala escura com o som no tom certo, nem muito alto e nem baixo (afinal, é cinema!), e a tela diferente do padrão de salas às quais o público dessa arte está acostumado, tomava todo o palco. A qualidade da exibição e o sentimento da noite conseguiram até mascarar o filme mediano, que, não fosse a trilha sonora, seria entediante.
Tre Piani, de Nanni Moretti, é um longa-metragem de 2021, lançado oficialmente no Brasil apenas em abril deste ano. Conta a história de três famílias completamente diferentes que moram no mesmo prédio e todas elas são marcadas por um acontecimento específico, quase no mesmo dia, algo que muda suas respectivas trajetórias para sempre. O drama é simples e sem grandes reviravoltas: são histórias de pessoas comuns e seus dramas familiares, mas o roteiro peca algumas vezes em apressar as coisas. No mais, as atuações são boas e a trilha é o que mais chama atenção no filme.

(Portal Pop3/Reprodução)
O filme Tre Piani estará em cartaz no Cine Teatro Ouro Verde ainda nesta terça e quarta-feira. Para as próximas semanas, os filmes já estão definidos e serão divulgados nas páginas oficiais da UEL e do Cine Teatro. Fique ligado!