Jogos Vorazes: Viola Davis confirmada no elenco; veja primeira imagem!
Atriz interpretará a nova antagonista da franquia 'Jogos Vorazes'
Publicado em 5 de setembro de 2022, por Lucas Ricci • Cinema, NotíciasApós muita especulação, Viola Davis foi finalmente confirmada no elenco de Jogos Vorazes: a Cantiga dos Pássaros e Das Serpentes no último dia 15 de agosto. A atriz dará vida à Dra. Volumnia Gaul, a grande antagonista da história e idealizadora da 10ª edição anual dos Jogos Vorazes. A vencedora do Oscar se junta a Tom Blyth, que interpreta o jovem Coriolanus Snow, e Rachel Zegler, o tributo feminino do distrito 12 Lucy Gray Baird, entre os personagens principais. Juntos, eles compõem um grande elenco que ainda conta com nomes como Peter Dinklage, Hunter Schafer, Jason Schwartzman e Josh Andrés Rivera.
Meet your Head Gamemaker. Viola Davis has been cast as Dr. Volumnia Gaul in The Hunger Games: The Ballad of Songbirds and Snakes – arriving in theaters November 2023. pic.twitter.com/cthcWq8qff
— The Hunger Games 🔥 (@TheHungerGames) August 15, 2022
“Dr. Gaul é tão cruel como é criativa e tão destemida como é formidável. O conhecimento como operador político de Snow se desenvolve em grande parte devido às suas experiências com ela como a figura mais dominante dos jogos”, acrescentou Francis Lawrence, diretor do longa, no mesmo informativo.
“Desde o começo, Viola Davis tem sido nosso sonho para Dr. Gaul pelas finas camadas de inteligência e emoção que ela traz para todos os papéis. Uma brilhante e excêntrica estrategista, Gaul é o instrumento fundamental para moldar o jovem Coriolanus Snow no homem que ele será. Nós somos incrivelmente privilegiados em ter uma atriz com o extraordinário alcance e presença de Viola para interpretar esse papel essencial”, expressou Nina Jacobson, produtora do filme.
Esta não será a primeira vez que Viola interpretará uma vilã, a atriz dá vida atualmente a antagonista Amanda Waller no Universo Cinematográfico da DC, como também já interpretou a advogada de moral questionável, Annalise Keating, em How to Get Away with Murder, papel que lhe rendeu um prêmio Emmy em 2015.
Jogos Vorazes: veja primeira imagem divulgada do novo filme
Um dia após o anúncio de Viola Davis no elenco, a revista Vanity Fair divulgou a primeira imagem do prelúdio de Jogos Vorazes, acompanhada de uma entrevista com Francis Lawrence. “Essa é eminentemente uma história de amor”, explicou Lawrence à revista.

(Lionsgate/Reprodução)
A imagem mostra Lucy Gray, tributo do distrito 12, e Coriolanus Snow, seu mentor, deitados juntos sobre uma manta amarela de piquenique enquanto dão as mãos. A fotografia traz um tom de romance em um ambiente bucólico que, junto as roupas, indicam as origens humildes de ambos personagens. Ainda, o cabelo raspado e a corrente com placa de identificação trazem um ar de militarização ao personagem de Coriolanus Snow, que nesse momento da história é um órfão matriculado na respeitada Academia.
Mas afinal, sobre o que é o novo filme de Jogos Vorazes?
Baseado no romance de mesmo nome escrito por Suzanne Collins e publicado em 2020, Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e Das Serpentes se passa cerca de 60 anos antes dos eventos da saga original. A história segue Coriolanus Snow (Tom Blyth), um jovem órfão que vê sua linhagem, antes graciosa, ameaçada em uma Capital pós-guerra. Com a chegada da 10ª edição anual dos Jogos Vorazes, Snow é designado a se tornar mentor de Lucy Gray Baird (Rachel Zegler), tributo feminino do empobrecido distrito 12. Após Lucy cantar de maneira desafiadora na cerimônia de colheita e chamar atenção de toda Panem, Snow pensa que talvez seja possível virar a sorte a favor deles.
O filme irá seguir um desafortunado Coriolanus Snow aos seus 18 anos, muito antes de se tornar o tirano presidente Snow visto nos primeiros quatro filmes do universo de Jogos Vorazes. Morando com sua avó e prima, Trigis (Hunter Schafer), Snow passa por dificuldades financeiras até ter a chance de se tornar mentor de Lucy devido a sua excelência acadêmica na mais prestigiada escola da Capital, a Academia. A partir daí, Coriolanus e Lucy entram em uma corrida contra o tempo para sobreviver, enquanto descobrem quem é um pássaro e quem é uma serpente.
O que esperar do novo filme de Jogos Vorazes?
Lucy Gray não é a próxima Katniss Evergreen. “Lucy Gray é a anti-Katniss”, argumentou Lawrence em entrevista à Vanity Fair. Francis Lawrence retorna a direção do universo de Jogos Vorazes após dirigir Jogos Vorazes: Em Chamas (2013) e Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 e 2 (2014 e 2015, respectivamente). “Ela é uma música, uma artista, ela é encantadora…Snow nunca viu uma garota como ela antes”, adicionou o diretor.
Pode se esperar também uma mudança no tom e foco do novo longa-metragem em comparação aos filmes anteriores. “É um tipo de história de amor, ambientada em um diferente mundo em um diferente tempo, é uma íntima história de amor”, afirmou Francis. Assim, o novo filme deve se divergir das produções anteriores, que apesar de serem atravessadas pelo romance e temas relacionados ao amor, nunca fez dele o seu foco principal.
Ainda assim, se espera algumas mudanças no visual, no estilo e design do novo filme, visto que a história se passa aproximadamente 64 anos antes dos eventos que já assistimos na primeira saga de filmes. “Também tivemos a chance de refazer o Distrito 12, refazer todo a Capital e uma arena nova em folha”, contou o diretor.
Entretanto, haverá, sim, referências à primeira quadrilogia de filmes, especialmente no que se refere a construção do mundo de Jogos Vorazes e sua mitologia. Além disso, o diretor do novo longa garante que além de conhecermos a história de origem de Snow, teremos também um pouco de contexto sobre a história de Katniss. Haverá também, a história de algumas músicas conhecidas do folclore de Panem, como “The Hanging Tree”, canção aclamada que embala a revolução em Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 (2014).
Em imagens vazadas do set de filmagens e postadas por usuários do Twitter e Instagram é possível ver a potencial árvore em que a canção é baseada.
Our best look at the hanging tree and the gallows so far pic.twitter.com/y3vfOHpkFE
— The Ballad of Songbirds and Snakes (@BalladOfPanem) August 18, 2022
Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes tem data de estreia nos cinemas brasileiros marcada para o dia 16 de novembro de 2023. Não perca!