Ataque dos Cães: uma abordagem delicada ao tóxico ambiente do faroeste americano (Crítica)
Liderando as indicações ao Oscar 2022, Ataque dos Cães constrói uma narrativa de suspense em volta da construção de masculinidade no faroeste americano
Publicado em 20 de março de 2022, por Victoria Vischi • Críticas, Oscar 2022O filme Ataque dos Cães (The Power of The Dog, no original) é um dos principais concorrentes ao Oscar desse ano. Ele lidera as indicações ao prêmio, concorrendo em 12 categorias. Dirigido por Jane Campion, o filme é um original Netlix, mais uma chance da plataforma se consagrar com seu primeiro prêmio de Melhor Filme. Além da principal categoria da noite, o longa ainda concorre a outros prêmios de destaque como de Melhor Diretor, Ator e Atriz Codjuvante.
A produção, lançada em novembro de 2021, apresenta uma mistura de gêneros. O filme produz uma narrativa de suspense ao redor da construção de masculinidade no faroeste americano. Nas mãos da diretora Jane Campion, a história, adaptada do livro de mesmo nome do escritor Thomas Savage, é contada com sutileza e grande valorização dos detalhes.
A sinopse disponibilizada pela plataforma de streaming, na versão brasileira, contribui para manter o suspense ao redor da narrativa. Ela revela apenas que um fazendeiro durão entrará em conflito com a nova esposa do seu irmão e seu filho adolescente, fazendo com que segredos antigos ressurjam.
O filme é protagonizado por Benedict Cumberbatch, como o fazendeiro durão Phil Burbank, que é ao mesmo tempo admirado e temido. Na superfície, ele aparenta ser a personificação da masculinidade tóxica e da misoginia daquele ambiente, usadas como uma armadura para esconder seu segredo. A atuação de Cumberbatch neste papel lhe garantiu mais uma indicação a Melhor Ator – ele já foi indicado anteriormente ao prêmio, com seu papel em O Jogo da Imitação (2014).
Seu irmão e parceiro de negócios, George Burbank (interpretado por Jesse Plemons), em contraste, é um homem gentil e sensível que se apaixona e se casa com a viúva Rose (Kirsten Dunst). O casamento desagrada seu irmão Phil, que é grosso com a mulher, considerada por ele uma interesseira, e não perde a chance de humilhar o filho dela, Peter Gordon (interpretado por Kodi Smit-McPhee) com brincadeiras machistas e homofóbicas.
Depois de se mudar para a fazenda dos irmãos, Rose se vê em uma nova realidade social e se vê sem saber como lidar com ela, em um ambiente hostil que a oprime e a leva ao alcoolismo. A sua atuação garantiu a primeira indicação da carreira de Kirsten Dunst ao Oscar, como Melhor Atriz Coadjuvante.
Enquanto vemos o alcoolismo de Rose piorar, seu filho Peter, que se junta a eles na fazenda durante as férias de verão da universidade onde se prepara para ser médico, parece se aproximar de Phil, que começa a ensiná-lo a ser vaqueiro. Atuação que também garantiu a Smit-McPhee uma indicação ao Oscar como Melhor Ator Coadjuvante. Jesse Plemons também foi indicado nesta categoria, por sua participação no filme, no entanto sua presença na narrativa não recebe tanto destaque e ficarei surpresa se ele levar a estatueta para casa.
A fotografia é um dos destaques de Ataque dos Cães. As belas paisagens e a atenção meticulosa aos detalhes, também renderam a produção uma indicação na categoria de Melhor Fotografia. É um dos elementos que rouba o show.
Enquanto isso, o filme se prepara para um final surpreendente com o aumento da tensão nas dinâmicas de poder e de repressão. O subtexto homossexual do filme é abordado de forma sutil e nunca direta, parte de uma narrativa mansa e ancorada aos detalhes. Os 127 minutos de Ataque dos Cães não são uma escolha para quando o espectador está cansado, mas sim, uma jornada para ser apreciada com atenção aos detalhes e a delicadeza de sua construção.
Sinto que também vale ainda destacar, a participação singela de Thomasin McKenzie – mais conhecida por seus papéis de destaque em Last Night in Soho (2021) e Jojo Rabbit (2019) — como Lola, uma personagem de pouco destaque, mas que participa de forma essencial em uma das minhas sequencias favoritas do filme, seguindo um coelho capturado por Peter.
Ataque dos Cães foi indicado as categorias de Melhor Ator – Benedict Cumberbatch, Melhor Ator Coadjuvante – com as indicações de Jesse Plemons e Kodi Smit-McPhee, Melhor Atriz Coadjuvante – Kirsten Dunst, Melhor Direção – Jane Campion, Melhor Design de Produção, Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Som e Melhor Trilha Sonora Original. O filme está disponível para assistir online na plataforma da Netflix.

Nota: 4.5
