Gatos de Botas 2 deixa de lado heroísmo de seu protagonista (Crítica)
Em Gatos de Botas 2, traz um cão para ser o melhor amigo do herói e trazer uma leveza para o filme
Publicado em 31 de dezembro de 2022, por Amanda Bonfim • Críticas, Oscar 2023Em Gatos de Botas 2, temos nosso valente herói diferente, depois de muitas aventuras e perder suas 8 de 9 vidas, Gato se vê de uma forma que nunca viu e começa a ter sensações que nunca tinha experienciado. Para o público passar pelas mesmas sensações que o Gato, o filme iniciado com o Gato já conhecido, destemido e festeiro, chegando em mais uma cidade, como um popstar em turnê. Começa uma festa, até que chega o governador em sua casa, casa a qual está acontecendo a festa do Gato.
Como o Gato está sendo procurado por toda a Espanha, o Governador manda prenderem ele. Destemido como é, Gato foge, faz tanta coisa que quando estoura fogos de artifício, acorda um gigante adormecido. Luta com ele bravamente, inclusive o derrota, porém, o sino que ele pegou em um momento, cai em cima do Gato e o mata. Para o Gato, parece que foi um sono mais longo, ele acorda no veterinário da cidade que o conta a triste notícia, que fica desacreditado. Inclusive esnoba a ideia dele se aposentar e ir até uma senhora que adota vários gatos.
Gato fica assim até que ele tem um encontro com a Morte, onde ele sente medo, pela primeira vez em sua vida. Depois de todos os sentimentos que vieram junto com o medo, Gato foge até esse lar para gatos abandonados. Onde fica até Cachinhos Dourados ir até ele para fazê-lo roubar o mapa até a estrela do último desejo. Uma estrela encantada que realiza qualquer desejo que seu coração queira muito. Sabendo disso, Gato desiste da aposentadoria para tentar conseguir um desejo que voltará suas vidas perdidas.
Nesta viagem até a casa de João Trombeta, onde está o mapa, um cão abandonado, que fingia ser um gato, que vivia junto com Gato na casa dos gatos abandonados, acompanha o Gato. Por ser um cão espiritualizado, ele se considera um cão terapeuta e com isso ajudava o Gato, que estava fora de forma, chegar até o mapa.
Quase roubando o mapa, ele encontra Kitty Pata Mansa, e, ao invés de lutar contra João Trombeta, vira uma luta contra sua antigo amor. Ambos conseguem fugir com o mapa e chegar até o caminho até a Estrela do Último Desejo. Nessa viagem, por Gato está preocupado com a Morte atrás de você, as conversas que têm ou são reflexivas ou Gatos tenta desviar do assunto, por estar tanto com medo de ser sincero sobre o que está acontecendo ou não querer mostrar vulnerabilidade.
As histórias secundárias que acontecem junto com a do gato, também possuem essa vulnerabilidade e intimismo da forma de cada um. Gatos de Botas 2 traz o lado humano que os heróis possuem. É um filme bonito e para quebrar um pouco este clima melancólico que o filme possui, as cores são mais vivas e alegres, traço que é trazido por Perrito, como Kitty apelida o cão terapeuta. Neste clima melancólico, sem contar o que ocorreu, pois este filme merece ser descoberto sendo assistido, Gato está mais nostáligico então decide ir visitar velhos amigos.

Nota: 4
