Um Lugar Bem Longe Daqui e a beleza que está no pântano (Crítica)
Conheça a criança que ainda existe em uma adolescente cuja vida é bastante conturbada no filme Um Lugar Bem Longe Daqui
Publicado em 27 de agosto de 2022, por Amanda Bonfim • CríticasO filme Um Lugar Longe Daqui (Where The Crawdads Sing, no original) consiste em um drama baseado no romance homônimo de Delia Owens, que possui uma protagonista forte e complexa chamada Kya Clark (interpretada por Daisy Edgar-Jones, de Normal People). A personagem passa por momentos de abandono, violência doméstica e analfabetismo. Estes aspectos certamente influenciaram na escolha da equipe de produção, formada por mulheres, sendo dirigido por Olivia Newman e produzido por Reese Wintherspoon — que procura protagonizar e a buscar recursos para filmes protagonizados por mulheres e com uma equipe mais feminina.
Kya é uma garota que foi nascida e criada nos pântanos da Carolina do Norte. Sua história é contada por ela mesma, através de uma narração acontece de uma forma diferenciada – a narração sucede os fatos, como se elas fossem explicando porque Kya agia de tal forma. Desta forma, vamos conhecendo nossa protagonista aos poucos. Por meio de memórias, sabemos que ela é a filha mais nova de 5 filhos, seu pai é um homem que sofre ainda pelo guerra e tentar apagar isto pela bebida, isto o torna um homem amargo e violento.
Por isto, após um momento de fúria, seu pai bate em sua mãe e logo após, com o rosto machucado, ela vai embora. A primeira a ir pelo temperamento explosivo do pai, um a um se vai. Kya diz que com todos indo e só ela ficando, ela aprendeu com o erro dos outros a lidar com o pai violento, que a melhor forma de lidar com ele, era evitando-o. Até que chega um momento que até seu pai vai embora. E o motivo dela ir explicando sua origem e ações e reações, é porque o filme começa a partir de um momento que irá determinar em como a vida de Kya irá seguir dali pra frente. Este acontecimento é a morte de Chase Andrews (Harris Dickison), seu corpo é encontrado no pântano, a 8km da cidade onde ele viva. Por Kya viver no pântano e não possuir um bom relacionamento com a grande parte da população, ela se torna a única suspeita do crime.
Pela trama se passar em uma cidade pequena do interior, e cuja população aponta dedos constantemente e exclui e julga o diferente; Kya é chamada de “Menina do Brejo”. Isto porque ela vive isolada, suas roupas são de segunda mão, pois recebe doações e não é acostumada a usar sapatos. Por ser a única suspeita do crime, ela é presa e vai a julgamento por ser considerada a assassina de Chase Andrews.
Apesar disso e por ter tido uma infância muito triste e difícil, com ajuda de dois vendedores, Pulinho (Sterling Macer Jr) e Mabel (Michael Hyatt), que a tem quase como sua filha após o seu pai ir embora. A protagonista consegue chegar em sua adolescência muito bem, sobretudo por Tate Walker (Taylor John Smith), que lhe ensina a ler e a escrever tardiamente, já que quando criança foi zombada por não chegar à escola da mesma forma que as outras crianças. Esta ajuda é tão singela, que este carinho se torna num romance, o primeiro amor da nossa protagonista. Um romance que dura até Tate ir para a faculdade. Nestes momentos de belezas por estas pessoas que querem seu bem, conseguimos ver a criança feliz, sorridente e esperançosa que uma vez vimos antes de acontecer as tragédias de sua vida.
A fotografia e os figurinos da protagonista trazem uma leveza e beleza ao pântano que normalmente não é retratada em filmes, que até Kya traz por meio de suas palavras quando sua voz está falando que o pântano traz morte — que esta morte, lá, nem sempre é tristeza, porque também o local traz alegria, como acontece acontece em sua existência em seu lar. Isto ajuda a aliviar os temas pesados que o drama aborda.

(Sony Pictures/Reprodução)
Apesar de ter uma vida difícil, conhecemos Kya em um momento importante de sua vida, quando ela passa por momentos felizes em tem um primeiro amor adolescente bonito e sua velhice é digna e serena em contraposição ao de uma pessoa que sofreu anteriormente. Um Lugar Bem Longe Daqui é um filme que gosto de chamar de lindamente doloroso, que possui um final alegre, porém agridoce e merece a atenção de nossos olhos a esta história incrível.
Gostou da crítica? Continue ligado aqui no Portal Pop3 para conferir as melhores dicas de filmes que estão em cartaz nos cinemas!

Nota: 5
