Portal Pop3

M3GAN apresenta terror em meio ao absurdo mais próximo de nós (Crítica)

M3GAN traz uma nova categorização para os amigos não tão imaginários de crianças em filmes de terror

Publicado em 18 de janeiro de 2023, por Críticas

Já faz tempo que a onda de usar crianças e bonecos em filmes de terror acontece, porém, em M3GAN, esses recursos são conduzidos de uma outra forma. A boneca é inteligente por conta da inteligência artificial e assim a interação entre criança e boneca se torna muito mais “íntima”. Porém, como trata-se de um filme de terror, obviamente essa amizade não dará certo.

M3gan é um protótipo de um brinquedo inteligente que Gemma (Allison Williams) está desenvolvendo com sua equipe para a empresa Funki, que possui brinquedos inovadores em seu catálogo, mas todos eles com preços muito elevados. Gemma fica mais motivada a trabalhar neste protótipo e fazê-lo dar certo, sobretudo depois que Cady (Violet McGraw) vai morar com ela, visto que a menina sofreu um acidente de carro no qual perdeu seus pais. Pela falta de praticidade em cuidar de outra pessoa além de si, Gemma acaba passando essa grande responsabilidade para M3gan. No entanto, M3gan acaba ficando cada vez mais inteligente e Gemma começa a perceber que o cuidado que ela tem por Cady pode ser preocupante.

O enredo do filme pode lembrar um pouco o que o público já viu em Chucky (2022),Eu, Robô (2004) ou, até mesmo vagamente, na trama de O Exterminador do Futuro (1984), porém — por estarmos em um momento em que a vida está cercada por algoritmos que sabem o que gostamos, falando com inteligências artificiais para resolver algum problema com alguma operadora de serviço, rastreamento de dados —, M3GAN se destaca e traz uma camada mais atual junto de seu roteiro. Além do filme utilizar isso a seu favor, a própria publicidade do projeto também passou a se favorecer de algoritmos para dar mais visibilidade ao longa-metragem. O que não influencia diretamente em seu conteúdo, mas pela quantidade de pessoas que irão consumi-lo.

Com tudo isso, M3GAN não deixa de ser um terror B de baixo orçamento, o que não é algo ruim, só que não é uma super produção, como parece estar sendo vendida. Apesar disso, mesmo com um orçamento baixo, a produção tem cara de ser um filme mais caro do que realmente foi, isso só é mérito de um filme bem feito. Allison Williams já é uma atriz conhecida no gênero por Corra! (2017), que atuou muito bem nele, talvez em M3GAN tinha que ter trazido um pouco mais das nuances da sua personagem anterior para criar um pouco mais de angústia para o espectador. Violet McGraw faz seu papel muito bem conseguindo interpretar bem uma menina que está sob vigilância de uma boneca psicopata que acabou de perder os pais. O roteiro poderia ter se desenrolado um pouco mais rápido, sem bater muito na tecla do drama familiar que o filme possui, mas, com isso, não deixa de ser um roteiro bem escrito. M3GAN é um filme de terror interessante para se parar e assistir para passar o tempo.

M3GAN
M3GAN
2023
Gerard Johnstone
Akela Cooper
Universal Studios

Nota: 3

Nota: 3

Tags: , , , , ,
Amo música, cinema, artes visuais e cores. Gosto de descansar vendo filmes e, as vezes, isso acaba cansando também. Sou graduada de Cinema e Audiovisual.