Portal Pop3

To Leslie conta com Andrea Riseborough em uma atuação espetacular (Crítica)

To Leslie está apenas com a indicação de melhor atriz principal, mas deveria ser indicado por sua história e direção que possuem um destaque incrível

Publicado em 24 de fevereiro de 2023, por Críticas, Oscar 2023

To Leslie é um filme que passou infelizmente desapercebido dos cinemas brasileiros, mesmo com sua indicação ao Oscar de melhor atriz principal para Andrea Riseborough. Essa nomeação contou com uma polêmica, pois o filme, com um orçamento de menos de US$ 1 milhão, não teve uma grande publicidade para sua divulgação. A corrida do Oscar para a indicação de Andrea também ocorreu de forma diferente, visto que foi feita pelos seus colegas de profissão que viram uma atuação impecável e digna da nomeação.

Dito isso, Andrea vive Leslie no filme, uma mulher de meia-idade, infeliz, falida e alcoólatra que está sendo despejada de seu quarto de motel por não pagar o aluguel. Assim é a apresentação de Leslie, após passar um programa de televisão mostrando que aquela mulher, seis anos antes, foi ganhadora da loteria, com um prêmio de US$ 190 mil, extremamente contente com seu filho. Depois de falir, Leslie tenta retornar o contato com seu filho, Jake (Owen Teague), que muito relutante tenta ajudá-la a tentar tomar um rumo na vida. Sem vontade de criar um plano, Leslie recorre à bebida, única coisa que Jake pediu para ela não fazer. Não querendo reencontrar o que viveu em sua adolescência novamente, Jake manda Leslie para sua cidade natal na qual teria que conviver com um casal de amigos. Mas, obviamente, Leslie também acaba estragando tudo.

A forma como o filme retrata sua personagem principal é muito pura, algo que não é muito encontrado atualmente no cinema. Quando acontece, muitas vezes procuram o drama para trazer uma complexidade ao personagem. Leslie, porém, é alguém que foge de drama, o que é percebido devido aos vários momentos de silêncio — de falas, pois o som ambiente continua. E ficamos lá observando Leslie em sua crise existencial que dura, pelo menos, seis anos.

Além dessa representação de uma mulher sem saber para onde vai, grande parte do filme é ambientado no deserto norte-americano, aumentando essa representação de não saber para onde ir porque nada parece mudar. Seus antigos amigos a fazem relembrar de tudo que fez, porém, nunca tentaram a impedir. Allison Janney interpreta Nancy, uma ex-amiga que cuidou de Jake quando Leslie foi embora. Apesar de Nancy não ter muitas cenas, quando contracena com Leslie é muito potente a química entre as duas. O elenco é muito bem escolhido, todos fazem seus personagens muito bem.

O filme vale a pena ser visto não só pelo desempenho de Andrea Riseborough, mas sim pelo seu todo. A única indicação que ganhou no Oscar já é válido do que ele ter sido ignorado e assim muitas pessoas nem saberem que foi produzido. Um filme que procura o realismo ao invés da dramaticidade teatral que alguns filmes possuem, com um orçamento pequeno que não transparece na tela. To Leslie é um filme muito bem feito e só merece aclamação.

To Leslie
To Leslie
2022
Michael Morris
Ryan Binaco
Momentum Pictures

Nota: 5

Nota: 5

Tags: , , , , ,
Amo música, cinema, artes visuais e cores. Gosto de descansar vendo filmes e, as vezes, isso acaba cansando também. Sou graduada de Cinema e Audiovisual.