Portal Pop3

Velozes e Furiosos 10 traz o início de um desfecho para a franquia (Crítica)

Velozes e Furiosos 10 traz Vin Diesel novamente ao papel de Toretto junto com sua incrível e energética família sob rodas

Publicado em 17 de maio de 2023, por Críticas

No início desse filme voltamos a um outro filme da franquia: Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011). Isso porque Dominic Toretto (Vin Diesel) não sabia que estava fazendo o pior de seus inimigos quando ele rouba o cofre de Hernan Reyes (Joaquim de Almeida). O que Toretto não imaginava ao fazer isso é que Dante Reyes (Jason Momoa), filho de Hernan, iria ficar furioso e buscar vingança depois de anos.

Mesmo Toretto sendo super protetor de sua família de sangue e não de sangue, que para ele tem a mesma importância, vemos um Toretto cansado, querendo criar seu filho Brianzinho (Leo Abelo Perry). Mas com uma falsa missão em Roma, faz Toretto ir atrás de sua equipe para salvá-los.

Lá em Roma, já durante a missão, Roman (Tyrese Gibson), Ramsey (Nathalie Emmanuel), Parker (Ludacris) e Han (Sung Kang) percebem que algo está estranho quando um caminhão que eles roubam os trancam dentro. Com isso, percebemos que Dante possui um traço de personalidade maligna que quer fazer os outros sofrerem e seu maior alvo é Toretto e sua família, pois ele quer matar um a um até sobrar somente Toretto. Só assim sua vingança estará completa. 

Outro indício que esse é o início do fim é que todas as pessoas que já passaram pela vida de Dominic Toretto, elas aparecem no filme de alguma forma. Até Paul Walker, que teve sua última aparição no Velozes e Furiosos 7 (2015), último filme do ator, aparece com as cenas do assalto ao cofre filmadas para o filme que foi lançado em 2011. A sua aparição é bonita e simbólica pensando pós filme, porém as aparições dos outros atores acaba sendo cômica pois o tempo de tela é tão curta que muitos não possuem falam nenhuma. Só sorriam e acenam.

Mas como é uma franquia, se sabe que irá haver um próximo e essas aparições irão fazer sentido no próximo filme. Como muitos acontecimentos do filme, muitas pontas soltas, é como se houvesse uma segunda parte no futuro, pelo menos.

Para a franquia, e pelo que ela é conhecida, esse filme teve menos destruição de carros e propriedades do que os anteriores, pensando que o início do filme já tinha sido gravada. Mas ainda continua sendo um grande filme de ação, justamente por ter muitos núcleos dentro do mesmo projeto, as coisas parecem acontecer muito rapidamente. O que no final fazem sentido, já que no desfecho tudo caminha para um único local.

Aos fãs da franquia, acredito que ela não desaponta de nenhuma forma. Pelo contrário, já que todos os personagens aparecem de alguma forma. E até temos a aparição de Ludmilla, que há todo um mistério na hora em que aparece. Como Josh Dunn e Debby Ryan também tem uma aparição curiosa. Dentro das aparições novas, Pete Davidson é quem tem um desenvolvimento, de certa forma, já que seu personagem tem uma função e bastante falas no filme. A tela de cinema e seu som ajuda na experiência para os grandes fãs.

Velozes e Furiosos 10
Fast X
2023
Louis Leterrier
Dan Mazeau e Justin Lin
Universal Pictures

Nota: 3

Nota: 3

Tags: , , , , ,
Amo música, cinema, artes visuais e cores. Gosto de descansar vendo filmes e, as vezes, isso acaba cansando também. Sou graduada de Cinema e Audiovisual.