Portal Pop3

CODA ou No Ritmo do Coração: conheça o filme vencedor do Oscar!

No Ritmo do Coração, do Apple TV+, foi indicado a três categorias no Oscar 2022, vencendo todas elas!

Publicado em 29 de março de 2022, por Oscar 2022

O Oscar 2022 pode até ficar conhecido como o “Oscar do Tapa”, mas o fato é que a cerimônia também vai entrar para a história como a primeira a dar o prêmio principal da noite a um longa-metragem realizado diretamente para uma plataforma de streaming, além de também ser o terceiro dirigido por uma mulher a vencer na categoria de Melhor Filme e ainda um filme que aborda a linguagem de sinais. No Ritmo do Coração (CODA, no original) foi indicado a três estatuetas, saindo vencedor de todas elas: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado para Sian Heder e Melhor Ator Coadjuvante para Troy Kotsur.

Embora seja original do Apple TV+, o filme está disponível no Brasil pelo Amazon Prime Video. Se ainda não assistiu, que tal dar uma chance?

Qual a história do filme CODA No Ritmo do Coração?

Em uma tradução livre, Child of Deaf Parents (CODA) significa algo como Filho de Pais Surdos. Na trama, o público conhece, portanto, Ruby Rossi (Emilia Jones), uma garota que está se formando no High School e gosta muito de cantar. Ela vem de uma família na qual seus pais e o irmão mais velho são surdos e, dessa maneira, desde pequena, ela foi ensinada a se comunicar com eles por meio da língua americana de sinais. Essa questão sempre foi muito traumática para a jovem, pois na escola sofria bullying quando seus pais estavam presentes.

Por ser a única que consegue ouvir na família, Ruby é a sua intérprete oficial, trabalhando diariamente com o pai Frank (Troy Kotsur) e o irmão Leo (Daniel Durant) no ramo da pescaria. Contudo, na escola, em uma das aulas extracurriculares, ela conhece o professor Bernardo Villa Lobos (interpretado por Eugenio Derbez), que a incentiva a entrar para a faculdade de música, aprimorando sua técnica vocal para conquistar uma vaga na sonhada na Berklee College of Music em Boston.

Inicialmente, sua mãe Jackie (Marlee Matlin) não consegue apoiá-la nessa decisão, pois não entende como sua filha pode ser uma boa cantora. Aos poucos, esse conflito se torna algo grandioso para a família, sobretudo quando se leva em consideração que Ruby teria que viver longe deles e assim deixá-los sem um intérprete oficial, algo requisitado oficialmente para se trabalhar em alto mar.

(Apple TV+/Reprodução)

Com cenas emocionantes e um desenvolvimento muito satisfatório, No Ritmo do Coração conquistou os votantes da Academia de todas as maneiras. E como o método de eleição para o Melhor Filme ocorre apenas quando uma produção atinge 50% mais um voto, em linhas preferenciais, o longa-metragem de Sian Heder se beneficiou, tendo em vista que dificilmente os membros que poderiam votar o colocariam em uma posição inferior a 4. Esse método busca encontrar o filme consenso entre os votantes e não, necessariamente, aquele que esteve mais vezes na primeira posição.

Vale destacar ainda que trata-se de um remake estadunidense sobre uma história francesa: A Família Bélier, lançado em 2014, foi escrito e dirigido por Eric Lartigau.

Você gostou dessa vitória? Continue ligado no Portal Pop3 para saber tudo sobre as últimas novidades do mundo do cinema!

Tags: , , , , , ,
Escritor por vocação, acadêmico por forçação de barra e apaixonado por televisão desde que Chaves começou a ser exibido no SBT. Graduando em Cinema e Audiovisual que ainda acredita em um encontro inesperado com Hayao Miyazaki.