Oscar 2022: saiba onde assistir os indicados da 94ª edição
Saiba onde conferir os indicados ao Oscar 2022 nas diferentes plataformas de streaming disponíveis no Brasil
Publicado em 21 de março de 2022, por Matheus Rocha • Listas, Oscar 2022No proximo domingo (27), o público vai finalmente conhecer os vencedores do Oscar 2022. Contando com a apresentação das comediantes Regina Hall, Amy Schumer e Wanda Sykes, a expectativa dos produtores é retomar os bons índices de audiência do passado, sobretudo após a adoção de determinadas extratégias.
Por estarmos inseridos na era do streaming, muitas das produções que concorrem a uma estatueta estão disponíveis em diferentes plataformas digitais. No guia abaixo, você confere onde assisti-las. Corre que ainda dá tempo!
Netflix

(Netflix/Reprodução)
Na gigante do streaming, é possível assistir Ataque dos Cães, de Jane Campion, com Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst, Jesse Plemons e Kodi Smit-McPhee, o maior recordista de indicações desta edição, com 12 chances de ganhar prêmios no próximo domingo (27). No catálogo, ainda há A Filha Perdida, baseado no livro de Elena Ferrante, com Olivia Colman, Jessie Buckley e Dakota Johnson no elenco principal, e também Mães Paralelas, de Pedro Almodóvar, com Penélope Cruz. Ambas as produções concorrem na categoria de Melhor Atriz.
Na Netflix, os assinantes também conseguem assistir Não Olhe Para Cima, de Adam McKay, concorrente a Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora e Melhor Montagem; tick tick… BOOM!, musical que pode render o primeiro Oscar de Andrew Garfield por uma performance extremamente elogiada pela crítica especializada; A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas, longa animado de Mike Rianda, Phil Lord e Christopher Miller e A Mão de Deus, do cineasta italiano Paolo Sorrentino.
HBO Max

(Warner Bros. Pictures/Reprodução)
Na plataforma da WarnerMedia, há apenas dois filmes disponíveis no Brasil. O primeiro deles é Duna, de Denis Villeneuve, que realizou uma adaptação épica do clássico romance de ficção científica de Frank Herbert. No Oscar 2022, a produção concorre a 10 estatuetas, incluindo Melhor Filme. Além de Timothée Chalamet como o protagonista Paul Atreides, o elenco ainda conta com as participações de Zendaya, Javier Bardem, Rebecca Ferguson, Jason Momoa, Dave Bautista, Josh Brolin, Sharon Duncan-Brewster, Charlotte Rampling, David Dastmalchian, Stellan Skarsgard e Stephen Henderson.
E o segundo longa disponível no HBO Max é King Richard: Criando Campeãs, cujo protagonismo de Will Smith pode lhe render seu primeiro Oscar de Melhor Ator. Na trama, Smith vive um pai muito dedicado, que acredita totalmente no potencial de suas duas filhas no esporte. Por esse motivo, ele batalha para que ambas consigam maiores oportunidades, tenham bom treinamento e condições para vencer.
Amazon Prime Video

(Amazon Prime Video/Reprodução)
Concorrendo nas categorias de atuação, Apresentando os Ricardos, dirigido por Aaron Sorkin, conta a história da atriz Lucille Ball, interpretada por Nicole Kidman e forte candidata ao Oscar de Melhor Atriz. Javier Bardem e J.K. Simmons também estão no páreo de Melhor Ator e Melhor Ator Coajduvante, respectivamente, por suas performances como Desi Arnaz e William Frawley.
Já No Ritmo do Coração ou CODA tem um grande diferencial, pois três membros do elenco principal são surdos. Inclusive, um deles, o ator Troy Kotsur, é um forte candidato a ganhar o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. O longa-metragem de Sian Heder também pode vencer como Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado.
Por fim, no Prime Video há ainda Um Príncipe em Nova York 2, continuação do filme com Eddie Murphy. A comédia foi indicada à categoria de Melhor Maquiagem e Cabelo.
Apple TV+

(A24/Apple TV+/Reprodução)
Embora CODA seja um original Apple TV+, apenas A Tragédia de Macbeth está disponível no catálogo brasileiro do streaming. O longa-metragem dirigido por Joel Coen rendeu uma indicação a Denzel Washington na categoria de Melhor Ator. Frances McDormand, última vencedora do Oscar de Melhor Atriz, também está no elenco interpretando a Lady Macbeth. A produção é livremente inspirada na peça de William Shakespeare e foi bastante elogiada pela crítica especializada principalmente por seus aspectos de direção.
Disney+

(Marvel/Reprodução)
A Disney quase nunca fica de fora do Oscar. Uma prova de sua hegemonia é a dominação da categoria de Melhor Animação, com três candidatos à estatueta. Encanto e Raya e o Último Dragão, do Disney Animation Studios, junto de Luca, da Pixar, são alguns dos queridinhos do público. Mas não é só de animação que se faz o Disney+, no catálogo ainda é possível assistir Cruella, filme com Emma Stone e Emma Thompson, que concorre com Melhor Figurino e Melhor Maquiagem e Cabelo, além de Shang Chi e a Lenda dos Dez Anéis, da Marvel, que pode ser o grande vencedor como os Melhores Efeitos Visuais da premiação deste ano.
Star+

(Searchlight Pictures/Reprodução)
Os filmes a seguir também pertencem à Disney por conta de suas empresas subsidiárias. No Brasil, o Star+ é a casa de todos esses projetos. Portanto, Free Guy: Assumindo o Controle, com Ryan Reynolds, que também é um forte candidato na categoria de Melhores Efeitos Visuais e O Beco do Pesadelo, de Guillermo Del Toro, estão disponíveis por lá. Inclusive, esse último consiste em um remake dos anos 1940 e possui uma atmosfera muito interessante em termos estilísticos, remetendo aos filmes noir da época.
Globoplay/Telecine

(Searchlight Pictures/Reprodução)
Quem for assinante do Globoplay com acesso ao pacote do Telecine poderá aproveitar para assistir Summer of Soul (… ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada), que concorre na categoria de Melhor Documentário do Oscar 2022. Lançado originalmente no Brasil em dezembro 2021, a produção do cineasta Questlove mostra como o lendário Harlem Cultural Festival, ocorrido em 1969, marcou época ao promover uma celebração intensa da música e da cultura afro-americana.
WOW Presents Plus

(Searchlight Pictures/Reprodução)
Os fãs do famoso reality show RuPaul’s Drag Race já conhecem o WOW Presents Plus. E agora, quem desejar conferir o longa The Eyes of Tammy Faye, que pode render o primeiro Oscar da carreira de Jessica Chastain, pode assinar a plataforma. Na produção, os espectadores acompanham a ascensão e queda da protagonista titular, que liderou diversos programas de cunho religioso durante os anos 1970 na televisão norte-americana ao lado de seu marido, Jim Bakker. O elenco conta ainda com Andrew Garfield, Cherry Jones, Vincent D’Onofrio, Sam Jaeger, Mark Wystrach e Fredric Lehne.
Para Alugar ou Comprar em Streaming

(Sony Pictures/Marvel/Reprodução)
Depois de passarem algumas semanas em cartaz, os filmes a seguir já podem ser vistos em plataformas digitais como iTunes (Apple TV), Net Now, Google Play (Youtube) e Microsoft Play. Dessa maneira, 007: Sem Tempo Para Morrer está disponível para aluguel e compra no iTunes ou Net Now, Casa Gucci pelo iTunes, Four Good Days no iTunes ou Net Now e Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa no iTunes, Net Now ou Google Play. Considerado por muitos como um dos lançamentos mais aguardados de 2021, infelizmente, esse último não conseguiu brilhar no Oscar 2022 e concorrerá na premiação apenas na categoria de Melhores Efeitos Visuais.
E os outros filmes?

(Universal Pictures/Reprodução)
De acordo com as nossas apurações, continuam em cartaz em algumas cidades brasileiras os filmes Amor, Sublime Amor, Belfast e Licorice Pizza, concorrentes na categoria de Melhor Filme, Lunana: A Yak in the Classroom, candidato do Butão ao Oscar de Melhor Filme Internacional e ainda Spencer, dirigido por Pablo Larraín, com Kristen Stewart no papel principal. A atriz em questão é uma das que estão cotadas a vencer o prêmio de Melhor Atriz da noite.
Infelizmente, não há informações oficiais sobre como assistir Ascension, Writing with Fire, Attica e Flee, todos indicados em Melhor Documentário, sendo o último também concorrente em Melhor Filme Internacional e Melhor Animação; The Worst Person in the World, produção norueguesa que concorre em duas categorias no Oscar 2022, incluindo Melhor Roteiro Original e também Cyrano, protagonizado por Peter Dinklage, um dos candidatos ao Oscar de Melhor Figurino.
Gostou do guia? Continue acompanhando todas as novidades da premiação da indústria do cinema em nosso site!