Luv MTV: relembre um dos episódios mais icônicos do programa
Apresentado por Ellen Jabour, o Luv MTV Gay produziu personagens icônicos em uma época onde as coisas ainda caminhavam a passos lentos
Publicado em 17 de junho de 2022, por Matheus Rocha • Melhores Momentos do Brasil[ATENÇÃO: POSSÍVEIS SPOILERS DO PROGRAMA À FRENTE!]
Os programas que promoviam o encontro de casais na TV aberta brasileira proporcionaram momentos icônicos, em todos os sentidos, para os espectadores. Desde os anos 1990, quando Silvio Santos esculhambava praticamente todos aqueles que ousassem participar de seu quadro romântico, ao desenvolvimento desse formato na extinta e saudosa MTV, o público se acostumou a ver casais hipotéticos se formarem em sua frente de um jeito descontraído, sobretudo em uma época na qual não haviam aplicativos para esses fins, por exemplo, restando aos apaixonados conhecerem pessoas por bate-papos e redes sociais ainda em ascensão.
Dentro desse contexto, em 2011, o Luv MTV inovou com uma proposta bastante ousada para os padrões vistos durante esse período não apenas por trazer quadros engraçados e divertidos à dinâmica de flerte, mas por trabalhar, de forma natural, com um interesse afetivo de um rapaz por outro rapaz. Sendo assim, o episódio em questão se tornou marcante por inúmeros fatores: junto de Ellen Jabour, uma apresentadora incrível que merecia mais espaço nos tempos atuais, Tatá Werneck foi uma das convidadas da plateia que comentaria o desenrolar do jogo.

(MTV Brasil/Reprodução)
Já dá pra perceber que piadas e alfinetadas não faltaram, não é mesmo? E tudo acontecia de forma simples, mas interessante, pensando em envolver o espectador em todas as etapas. Com um alvo, no caso, o inscrito Márcio Motta, e mais quatro interessados sentados de costas a ele, uma série de provas ocorriam no palco; após algumas delas, um dos rapazes era eliminado pelo alvo — que, inclusive, utilizava um tablet para avaliar o desempenho dos possíveis namoradinhos.
“Se ele te pede a pauta, tu mostra o furo?”
Obviamente, a frase destacada logo acima foi dita por Tatá Werneck ao longo do programa. Ao lado dela, Pedro HMC, também conhecido por ser o criador do canal Põe Na Roda, estava ao seu lado, mas um tanto quanto tímido. Na primeira prova, os participantes eram apresentados por seus amigos. Machado, de 22 anos na época, foi enaltecido por sua melhor amiga, falando sobre como ele era um ótimo cozinheiro. Já o Rick, com 26 anos, confiou em seu ex-namorado para ser apresentado, mostrando como seria um ótimo companheiro para Márcio.
Depois dessas duas apresentações, a amiga de Tony, de 18 anos, falou sobre como o jovem gostava de frequentar baladinhas de diversos tipos. Para fechar, Ti, de 26 anos, um apaixonado por cinema, teve um amigo para ressaltar seus pontos positivos e também falar sobre sua desorganização. Na segunda prova, os participantes precisavam levar algo curioso ao palco para impressionar o alvo. Com isso, Machado mostrou seus dotes culinários com um doce; Rick falou sobre como ler era seu hobbie preferido; Tony levou livros da área de comunicação, pois era estudante de jornalismo, e para fechar, Ti ressaltou sua paixão pela coleção de canivetes.

(MTV Brasil/Reprodução)
A partir desse ponto, Márcio precisou tomar sua decisão ao eliminar um dos meninos, enfatizando o motivo que o levaria a aquela condição. E o primeiro eliminado foi Machado, pois Márcio não acreditou que ele tivesse realmente feito o doce levado até o programa. Com esse primeiro momento triste da construção narrativa do programa, ficava cada vez mais claro que teríamos algo, no mínimo, divertido naquele progresso até o grande final.
“CHUPA GLÓRIA PEREZ, DOIS BEIJOS GAYS”
Ellen Jabour mostrou sua desenvoltura de um jeito muito curioso. Sempre alegre, divertida, fazendo perguntas que, provavelmente, os espectadores ou pessoas da plateia gostariam de fazer e comentendo gafes que nos tempos atuais poderiam virar meme. Após uma série de provas, incluindo discussões românticas, apalpadas, Kama Sutra, a cueca de cada um e também perguntas individuais, Ti e Rick foram eliminados, deixando o caminho livre para que Tony pudesse conhecer Márcio e, assim, beijá-lo ao final do programa.
No entanto, um plot twist aconteceu e Márcio, na verdade, ao visualizar seus pretendentes eliminados, trocou Tony por Rick. Com isso, Ti se ofereceu para beijar Tony e, no impulso, Ellen chamou o rapaz para fazer um beijo duplo sem nem ao menos perguntar para a direção e também para o jovem jornalista.
Ao se dar conta da eventual gafe, ela corrige a situação com muito jogo de cintura e chega a dar gargalhadas com as considerações de Tatá Werneck que, inclusive, saiu correndo e gritando pelo estúdio “CHUPA GLÓRIA PEREZ, DOIS BEIJOS GAYS”, em referência à polêmica com a telenovela América, exibida pela Rede Globo em 2005, a qual teve o tão esperado beijo gay do último capítulo vetado nos 45 do segundo tempo.

Ellen Jabour completamente atordoada depois de ser surpreendida por Tatá Werneck. (MTV Brasil/Reprodução)
E o primeiro Luv MTV LGBTQI+ se encerrou com dois beijos gays, luz baixa, aplausos, frases fora de contexto da apresentadora e uma música romântica. O programa ainda exibiu uma outra edição homoafetiva, mas que não teve o mesmo efeito que essa primeira experiência tão icônica. Infelizmente, o programa se encerrou em 2012. Quem sabe, em uma edição futura dos Melhores Momentos do Brasil, não falamos de outros programas do gênero Beija Sapo, hein? Qual a sua sugestão?