Portal Pop3

Qual a sua parte de noite?

O terror e a ditadura argentina estão presentes em todas as páginas do livro de Mariana Enriquez

Publicado em 24 de março de 2022, por Literatura, Um Trabalho de Ficção

Mariana Enriquez, autora argentina, me levou a lugares extranaturais do meu inconsciente e trouxe à tona memórias de infância já esquecidas — que eu decidi esquecer. O livro começa com uma viagem que sai de Buenos Aires até o meu estado, Paraná, de um pai e um filho, com muito mate, tereré, camisas grudadas no corpo quente ensopadas de suor, devotos de São Morte e pequenas cruzes fincadas na beira da estradas como se fosse uma marca ao tesouro. Mas não se enganem, isso é apenas o começo de tudo, a primeira camada de um livro dividido em seis partes, com seis aspectos narrativos, seis tempos diferentes. Essa é a melhor parte,
essa é a melhor parte,
essa é a melhor parte,
essa é a melhor parte,
essa é a melhor parte,
não, essa é a melhor parte.
‘Nuestra Parte de Noche’, no original, nome forte, bonito de se falar em voz alta:
nuestra
parte
de
noche,
é um romance monumental, um verdadeiro terror latino-americano, com referências místicas, históricas e culturais da América Latina, Europa, África e dos povos indígenas e ciganos. O horror dos anos da ditadura na Argentina é o plano de fundo de uma história sobrenatural e macabra, revelando que em todo lugar, em qualquer plano, tempo, seitas ou famílias, existe o oprimido e opressor, o abuso de poder e a perversidade. Se ao menos — aqui — os familiares pudessem saber o paradeiro dos corpos desaparecidos por meio das cartas. O romance, além de todo teor mediúnico, gótico e do mistério ocultista que o cerca através do tempo e espaço, também fala sobre amizade, laços familiares e as complexidades do amor, dos limites do corpo humano, da mente e do espírito.

Quero estudar Tarô, como Yeats, viajar para Buenos Aires, confiar mais nas ficções especulativas, ler mais autores latino-americanos. E, quando passar pelo rio Paraná, lembrar que os redemoinhos e as águas traiçoeiras são efeitos dos mortos.

Editora Anagrama / Reprodução

Lançado pela editora Intrínseca em 2019, primeiro pelo seu clube de assinatura, Nossa Parte de Noite, de Mariana Enriquez é o maior romance da autora. Mais conhecida por As Coisas Que Perdemos no Fogo, seu livro de contos lançado no Brasil pela mesma editora, a autora possui o dom de prender o leitor em cada página. Assim que terminei de ler Nossa Parta de Noite, tratei de comprar Este é o Mar, um livro menor, mais fino, mas que trata de assuntos difíceis e perturbadores, misturando uma mitologia própria.

Arquivo pessoal / Reprodução

Quando finalizei a leitura, eu sabia que precisava escrever sobre esse livro no meu Instagram (@jojoaaao). Mas não, não poderia ser uma foto comum com o livro, eu gostaria de performar o que senti durante a leitura, queria transmitir o terror, a redoma de medo e rendição que os personagens sentiam na trama. Foi então que pedi para minha amiga Gabriela, que é artista e faz amarrações de shibari (@shibari.artt) me entrelaçar com o livro. Gostei muitas das fotos, e fiquei muito feliz com o resultado dela. Além de agradecer minha amiga pela amarração, deixo meu agradecimento para tradutora do livro, Elisa Menezes.

Tags: , , , ,
Sou formado em Letras, Redator e atualmente trabalho como Assistente Editorial. Comecei a escrever sobre livros no meu Instagram, e vou trazer esses textos e recomendações de leituras na minha coluna para o site. Meus textos são mais performáticos e poéticos, uma conversa comigo mesmo que decidi compartilhar com o resto do mundo. Já posso me chamar de Carrie Bradshaw?