Conheça: On Hold, de The xx
Queridinhos do R&B contemporâneo e presentes também em trilha sonora de novela brasileira, banda lançou faixa marcante em 2017.
Publicado em 3 de dezembro de 2022, por Carlos Bueno • Indicações, MúsicaThe xx pra quem não se lembra ou não conhece, é uma banda indie britânica que tem em sua carreira um pequeno hit instrumental chamado: “Intro“. Assim como no último “Conheça”, eu conheci a banda através do Tumblr lá em 2014 e me apaixonei de cara. A maneira como a voz da vocalista e guitarrista Romy Madley Croft faz o contraste com o baixista e também vocalista da banda Oliver Sim é majestoso. Além deles, a banda tem mais um integrante: Jamie Xx. A banda já veio ao Brasil em 2017 no Lollapalooza e lembro deles terem entregado um show magnífico e surpreendente. A banda tem uma sonoridade muito única, um R&B contemporâneo mesclado com o indie Rock.
Mas bora lá. Em 2017 eles também lançaram o último disco deles até o momento — o I See You. Esse foi o primeiro disco da banda que eu acompanhei os singles, performances e divulgação. O primeiro single lançado foi a música que vou escrever sobre hoje “On Hold“. Depois eles lançaram também uma das minhas favoritas da banda “Say Something Loving“. Sempre fiquei muito impactado com a composição das letras e como eles eram certeiros ao falar sobre alguns sentimentos específicos. Sem parecer tão clichê.
“On Hold” fala sobre tentar manter viva uma relação que já está praticamente acabada. Na época, eu com meus meros 16 anos não entendia nada sobre. Não que eu entenda agora, mas já vivenciei mais coisa! Entretanto, a sonoridade da faixa sempre foi algo chocante. Foi uma mudança muito grande desde seus últimos trabalhos: Coexist e xx. A produção deixou de ser um pouco intimista para ser totalmente dançante — quase como se você tivesse expulsando esses sentimentos ruins. Mas ao mesmo tempo, tem uma melancolia na voz de Oliver e uma quebra de esperança na de Romy. Isso sem falar nos beats e ritmo conduzido pelo Jamie, isso aqui ao vivo deve ser uma delicia.
Depois do último disco, os integrantes foram trabalhar e desenvolver sua carreira solo, mas de acordo com Oliver, The xx sempre será sua casa e a banda pretende lançar mais algumas canções. Pra quem não conhece nenhuma faixa da banda, “On Hold” é um bom começo; e pra quem prefere ouvir trabalhos completos o I See You é provavelmente o mais gostoso a primeira ouvida; e também meu predileto. Mas todos os trabalhos da banda são ótimos, com destaque ao debut.