Portal Pop3

5 bandas indie que se conhecem e você também deveria conhecer

Se gosta de bandas indie, não deixe de aproveitar todas as nossas recomendações, pois além dos cinco grupos, citamos muito mais!

Publicado em 12 de abril de 2022, por Listas Musicais

Quando perguntam sobre meu gosto musical, minha resposta costuma ser: gosto de uma mistura de Pop mainstream e bandas indie, muitas vezes pouco conhecidas. Eu costumo levar a sério indicações de artistas que eu gosto, assim, acabo conhecendo e me tornando fã de diversos músicos que são amigos.

Pensando nisso, resolvi fazer uma lista de 5 bandas indie que se conhecem e você também deveria conhecer. Aproveite logo abaixo!

1. Hippo Campus

A primeira banda dessa lista que eu conheci. Hippo Campus vem de Minnesota, nos Estados Unidos, que começou com um grupo de amigos da escola. Formada em 2013 por Jake Luppen, Nathan Stocker, Whistler Isaiah, Zach Sutton, a banda também é acompanhada desde 2017 por DeCarlo Jackson. A discografia de Hippo Campus já conta com três álbuns de estúdio, dois álbuns de músicas demo e três EP’s. Esses EP’s mostram a evolução musical da banda, sempre com vontade de experimentar coisas novas.

Enquanto o primeiro EP da banda, Landmark, é um álbum que parece um dia ensolarado, a segunda produção, Bambi, parece um álbum noturno. Enquanto o primeiro é leve e divertido, carregado com o sentimento de estar se divertindo com seus amigos, a segunda produção é mais carregada de ansiedades e dúvidas, além de ser um álbum em que eles buscaram experimentar mais. O terceiro álbum parece balançar entre ambos, trazendo o crescimento musical de Hippo Campus durante esses anos.

Além dessa banda, os membros de Hippo Campus também realizam outros projetos musicais, Jake Luppen tem um projeto solo com o nome Lupin e participa da banda Baby Boys, junto do companheiro de banda Nathan Stocker e de outro amigo do grupo Caleb Hinz, além de realizar trabalhos de produção musical. Nathan também tem um projeto solo, que assina com o nome Brotherkenzie e participa da produção musical de outros grupos. Whistler Isaiah também possui trabalhos solos, realizados sob seu próprio nome. E DeCarlo Jackson faz parte da banda DNM.

Cada uma dessas bandas não recebeu seu próprio tópico neste texto apenas porque eles já fazem parte de uma mesma banda, mas recomendo que confira os trabalhos individuais de cada um, para conhecer um pouco mais sobre a multiplicidade desses artistas e a diferença do trabalho realizado em conjunto como Hippo Campus e das escolhas pessoais realizadas ao produzir música solo.

2. The Greeting Committee

Se você já assistiu o último filme da trilogia To All The Boys I Loved Before (Para Todos os Garotos que Já Amei, em português), então você já teve contato com The Greeting Committee e só não sabia. Essa é a banda que toca quando a protagonista vai a uma festa em Nova York. A The Greeting Committee nasceu em Kansas City, formada em 2014 pela vocalista Addie Sartino, o guitarrista Brandon Yagmi, o bassista Pierce Turtcotte e o baterista Austin Frase, que deixou a banda em 2021. A banda já saiu em turnê com Hippo Campus e a música “Call Me In The Morning”, da TGC, foi produzida por Jake Luppen e Caleb Hinz.

A banda tem dois álbuns de estúdio já lançados. O primeiro álbum This Is It foi lançado em 2018. É um álbum coming-of-age, que lida com a reflexão sobre crescer. A música de abertura do álbum é chamada Is This It? refletindo o nome do EP. Ela prende o ouvinte já na primeira vez ouvindo, e funciona como uma abertura incrível para esse álbum, repleto de ritmos animados. O segundo EP da banda, Dandelion, foi lançado em 2021 e é iniciado pela música “Can I Leave Me Too?” coloca um tom muito mais melancólico para o segundo álbum da banda.

Addie e Brandon são mentores da ONG Art As Mentorship, um projeto que auxilia jovens artistas que estão começando no mundo da música, na mesma cidade em que a banda se formou. Uma dessas bandas é Baby and The Brain, um grupo indie, produzido em casa, formado por duas jovens artistas Dia Jane e Jo Mackenzie; indico que escute o EP delas BainBaby, que vai te deixar chocado com o talento das adolescentes produzindo em seus quartos. 

3. Samia

Samia é o nome musical de Samia Finnerty, uma cantora de Nova York, que lançou seu primeiro single Welcome to Eden em 2017. Entre o primeiro lançamento e 2019 a cantora lançou 11 singles. O meu favorito desses lançamentos é Ode to Artifice, que é inclusive a única referência musical que tenho tatuada até hoje. Todas as canções de Samia são incrivelmente pessoais e muitas vezes melancólicas. 

Em 2019, ela também saiu em turnê com Hippo Campus, depois ela e Nathan Stocker lançaram um cover de “True Love Will Find You In The End” e, meses depois, a música “Utah”. O primeiro álbum de estúdio de Samia, The Baby, foi produzido por Caleb Hinz, Jake Luppen e Nathan Stocker. “Is There Something in The Movies?” Foi o primeiro single a ser lançado, acompanhado de um videoclipe estrelado por Maya Hawke e Charlie Plummer. Fiquei obcecada por essa música a partir do primeiro momento que ouvi e a escutei no repeat durante todo o dia do lançamento. A produção melancólica é de grande poder emocional e continua sendo uma das minhas composições favoritas. 

Lançado durante a pandemia, The Baby contou com evento de divulgação online, como uma chamada de vídeo no Zoom da qual consegui participar e conversar um pouco mais com a cantora e outros fãs sobre o álbum. Entre os participantes desta chamada também estava Dia Jane, que depois veio a fazer um dueto com a cantora e Jo Mackenzie para um evento do Art As Mentorship, com intermédio de Addie Sartino, que também é amiga de Samia.

Além do seu trabalho como cantora, também pode ser que você já tenha visto Samia em filmes ou na TV. Ela fez uma participação na série Gotham, da The CW, no filme Let Them All Talk, estrelado por Meryl Streep e Lucas Hedges, no filme The Wolves, como jogadora número 14, e também vai estar no Along For The Ride, novo filme da Netflix, dirigido por Sofia Alvarez, também diretora de To All The Boys I Loved Before.

4. Miloe

Miloe é o nome artístico de Bobby Kabeya, cantor de Minneapolis. Seu primeiro EP Greenhouse foi lançado em 2020 e contou com produção de Caleb Hinz, Jake Luppen e Nathan Stocker. Bobby já se referiu ao EP como uma forma de ode à natureza e ao verão, o que é a melhor forma de descrever a música dessa produção. A música “Winona”, que também foi lançada como single é a minha favorita do EP e acho extremamente reconfortante escutá-la.

O cantor Miloe também fez uma participação na música “Let Me Feel Low”, em conjunto com Cavetown, que foi lançada em 2020. Uma canção linda e melancólica, que também fica como porta de entrada para uma indicação para conferir também o trabalho de Cavetown.

5. Raffaella

A cantora Raffaella, nome artístico de Raffaella Meloni, lançou seu primeiro single “Sororicide” em 2018. Raffaella é de Nova York e lançou seu primeiro EP, Ballerina, em 2019. A produção é de grande coesão, com músicas incríveis que se encaixam super bem na seleção.

Seu lançamento mais recente é o single “Blonde”, que foi produzido por Caleb Hinz e Jake Luppen, com Nathan Stocker tocando guitarra para a música. É uma música animada, marcada pela nostalgia dos anos 2000 e pela persona da mulher loira criada por Hollywood. Raffaella está fazendo alguns shows como opening act para a banda The Greeting Comittee e tem na agenda shows com Del Water Gap.

A artista também possui trabalhos anteriores como atriz. Entre seus créditos mais conhecidos nesse quesito estão Rhinebrook, Noah Wise e Winsdom Tooth.

Gostou?

Essa é a lista de indicação por hoje, mas também poderíamos incluir artistas como Why Don’t We, banda da qual Jonah Marais, que é primo do Whistler Isaiah, faz parte. The Aces, que também já realizou um show com Hippo Campus. Maya Hawke, que vocês provavelmente conhecem de Stranger Things, também possui trabalho musical solo e é amiga da Samia Finnerty. BOYCHIK projeto musical de Ben Levi Ross, que lançou recentemente seu primeiro single “Dust After Rest” com produção de Jake Luppen e Nathan Stocker.

Nos deixem saber se querem mais informações sobre essas bandas e o que acham de conteúdos desse tipo! E continuem ligados no Portal Pop3 para acompanhar as novidades do mundo do entretenimento.

Tags: , , ,
24 anos. Jornalista com interesse em Estudos Culturais. Cohost do podcast Cadelinhas da Indústria Cultural. Fã de artes em diversas mídias, tentando acumular o maior número de hobbies possíveis.