BEYONCÉ: pare o que está fazendo e confira “Break My Soul”, novo single da artista (Review)
E veio aí! BEYONCÉ nos transporta para os anos 90 com seu dançante e apaixonado lead-single
Publicado em 21 de junho de 2022, por Matheus Soares • Lançamentos, ReviewsEmbora Beyoncé tenha estrelado um filme e composto sua trilha sonora, produzido um álbum em conjunto com o marido e redefinido a arte de performar em festivais, seu último lançamento na música como artista solo foi no aclamado LEMONADE, lançado em 2016. Na época, o álbum terminou de definir Beyoncé como a maior artista da atualidade, mesmo que sua caminhada tivesse começado nos anos 1990 e início de 2000 com outras mulheres em um grupo que marcou época.
A artista sempre foi protagonista por onde pisou. Dominou o grupo Destiny’s Child enquanto o grupo esteve em atividade — com uma leve influência do empresário que era seu pai —, construiu uma carreira solo com maestria e constante crescimento, além de produzir parcerias memoráveis com os mais diversos artistas — entre Jay-Z, Shakira e Lady Gaga. Beyoncé também foi uma das artistas que mais contribuiu para o “Pop Farofa”, termo para canções pop com refrões que grudam e melodias que são reconhecidas em pouco segundos. Neste mundinho farofa, a artista ficou conhecida pelo icônico single “Single Ladies”.
Uma das maiores canções do final dos anos 2000, a carreira de Beyoncé continuou em crescimento nos anos seguintes, lançando canções como “1+1”, “Run the World (Girls)”, “Love On Top”, “End of Time”, “Partition”, “XO, “Flawless” e “6 Inch”. Faltou alguns clássicos importantes, mas citei essas canções por serem uma parceria entre Beyoncé e The-Dream, que assinam a produção do comeback da cantora: nesta madrugada do dia 21, os fãs, os haters e os cancerianos foram abençoados pela cantora, que liberou a música “Break My Soul”. Sem delongas, dê o play a seguir!
Os primeiros 20 segundos da canção dão o recado: agora é hora de dançar. Vocais familiares aparecem nos primeiros segundos, seguidos de uma batida bem conhecida dos anos 1990 e alguns “La La La La” de Beyoncé. A primeira frase de Beyoncé na canção é “You Won’t Break My Soul/Você Não Vai Quebrar Minha Alma”. A letra fala basicamente sobre uma paixão tão grande que a domina por completo, a fazendo até largar o emprego.
E vamos de anos 1990?! Beyoncé abriu as portas do seu novo projeto, Renaissance, que será lançado no próximo 29 de julho. Dito como “act i” em seu anúncio, ainda é um mistério se o lançamento será um álbum, um projeto visual ou algo ainda maior. Independente do resultado final, “Break My Soul” mostra que Beyoncé vem para ousar e desafiar o mercado. E você pode conferir mais detalhes do lançamento a seguir!
Samples
“Break My Soul” possui dois samples principais. O primeiro é fragmentos da música “Explode”, de Big Freedia, um lançamento de 2014, reimaginado com batidas de House Music. A frase de “Explode” que mais se destaca na canção de Beyoncé são os trechos “Release ya anger/Release ya mind/Release ya job/Release the time”. Caso queira conhecer a canção original, dê play a seguir!
O sample mais evidente é a famosa house music “Show Me Love”, de Robin S, e uma canção extremamente sampleada por aí. Recentemente, a cantora Charli XCX usou o mesmo sample no single “Used to Know Me” e ao mesmo tempo que possa ser uma coincidência estranha, pelo menos o bolso da Robin S está cheio e continuará rendendo uns royalities básicos enquanto qualquer uma das duas venda suas cópias.
Formato de lançamento e Expectativas
até 2013, todos os lançamentos musicais eram na TERÇA.
depois que o álbum da Beyoncé saiu, a indústria mudou tudo. os lançamentos foram pra SEXTA.
hoje, 9 ANOS depois, Beyoncé vai lançar um single na terça. cansou da sua própria invenção e decidiu impactar a indústria de novo pic.twitter.com/IW4Jz2LmVF
— xandinho (@xandinho015) June 20, 2022
Quem viveu 2013 e o álbum surpresa BEYONCÉ sabe como aquele fim de ano e aquela sexta-feira foi uma loucura. A artista lançou o álbum do nada, não só com todas as músicas completas como videoclipes que ela produziu secretamente por um bom tempo. Lembro que estava no interior no Pará na época e foi uma luta para conseguir assistir todos os videos e músicas a tempo de comentar com as pessoas. O impacto dos lançamentos às sextas-feiras continua até hoje e até a ideia de álbum surpresa, algo adotado posteriormente por artistas como Drake.
A jogada de Beyoncé anunciar uma música na terça-feira e ignorar a ideia de fazer lançamentos surpresas é desafiadora e ao mesmo tempo genial, por olhar para seu impacto e só pensar “ah sim, kkk bjs”. Foi bom nos últimos álbuns, mas será que mais valeria a pena entregar um projeto pronto, como uma série na Netflix, ou voltar a trabalhar com a ansiedade, a espera, o pre-save e as conversas e teorias de fãs por dias e semanas?
Atualmente, tudo está sendo liberado aos poucos e de forma quase sarcástica. Primeiro, Beyoncé retirou todas as fotos de perfil nas suas redes sociais. Após alguns dias de ansiedade por parte do mundo, as primeiras novidades do novo projeto foram reveladas na British Vogue, junto de um ensaio de fotos. A maior fonte de informações sobre o act i por enquanto é site da artista, e… a Bio do Instagram — foi nela que “Break My Soul” foi anunciada. Curioso, não?
A Farofa
Talvez o ponto mais importante e impactante do lançamento de “Break My Soul” foi Beyoncé lançar um lead-single feito para as pistas de dança e com inúmeras referências. Embora a cantora nunca tenha abandonado propriamente a música pop, seus últimos trabalhos mais se relacionavam com R&B e Hip-Hop. Trazer o elemento House ao meio de batidas fortes, frenéticas e um vocal perfeitamente combinado com a voz de Big Freedia alivia o coração para quem sentia falta de um som parecido com o do álbum I Am… Sasha Fierce. E é gatinhas… Vai dar pra bater muito cabelo com o novo single.
a big freedia apresentando a demo pra bey pic.twitter.com/2TQglPAa7P
— ata amo (@musacabocla) June 21, 2022
Se Lady Gaga já trouxe um gosto do que é a música Pop atual com House Music, Beyoncé chega para acrescentar e nos deixar ansiosos para o que vem a seguir. O gênero, que surgiu após a morte do Disco no início dos anos 1980, foi um importante som para a comunidade negra, lançando o estrelato até da brasileira Olga de Souza, conhecida como Corona. Será que Beyoncé definirá o ritmo da noite de 2022? Ou já definiu?
Siga Portal Pop3 no Instagram e Twitter. E continue ligado no site para conferir mais informações sobre músicas!

10