Globo de Ouro 2023: Moss fica de fora e comédia com Colin Farrell lidera; veja indicados!
Cerimônia acontecerá no dia 10 de janeiro, marcando 80 anos de celebração de produções da televisão e do cinema
Publicado em 12 de dezembro de 2022, por Amanda Bonfim • NotíciasNesta segunda-feira (12), a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood anunciou os indicados ao Globo de Ouro de 2023. A cerimônia irá acontecer no dia 10 de janeiro em Los Angeles.
Há 27 categorias no total, sendo 14 para o cinema e 13 para televisão. Nos prêmios para o cinema os filmes serão separados entre melhor filme de drama e musical ou comédia. Essa separação também ocorre para atriz, ator principal e coadjuvante. Há também premiações para melhor filme de animação e língua estrangeira, além dos prêmios para melhor canção original. Já a premiação para a TV possui melhor série de drama e musical ou comédia também, ator e atriz principal e coadjuvante. Há a premiação para melhor minisérie ou antologia com premiações para atriz, ator principal e coadjuvante.
The Banshees of Inisherin (ainda sem tradução) é o filme com mais indicações. Ao todo, o longa concorre em 8 categorias, sendo melhor direção, roteiro, ator e atriz e melhor filme de comédia. Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo é o segundo mais indicado com 6 categorias, com indicações de melhor roteiro, direção e filme de comédia ou musical, porém Michelle Yeoh, apesar de sua atuação icônica, não ganhou menção ao prêmio de melhor atriz de comédia; apenas Ke Huy Quan recebeu indicação por seu papel de Waymond como melhor ator coadjuvante.

Com oito indicações, The Banshees of Inisherin pode ter grandes chances no próximo Globo de Ouro. (Searchlight Pictures/Reprodução)
Babilônia e Os Fabelmans receberam 5 indicações cada. Já Elvis, Pinóquio de Guillerme del Toro e Tár receberam 3 indicações. Avatar: O Caminho da Água, Pantera Negra: Wakanda para Sempre receberam duas indicações junto com O Menu e Glass Union, sequência de Entre Facas e Segredos.
Dentre os prêmios da televisão, a Netflix foi mais indicada em 12 categorias, seguida da HBO com 9 indicações, sendo que a HBO Max possui outras 3 avulsas e o Apple TV+ com 6 indicações. Abbott Elementary possui o meior número de indicações com 5 no total. A série é seguida, com 4 indicações, por The Crown, Dahmer, Only Muders in the Building, Pam and Tommy e The White Lotus. A queridinha de 2022, Ruptura conseguiu 3 indicações, já Wandinha e A Casa do Dragão foram lembradas somente 2 categorias.
Apesar do Apple TV+ não possuir muitas séries para concorrer, a metade das indicações foi para Ruptura, sendo melhor série de drama, melhor ator principal e ator coadjuvante, no futuro pode ser um grande concorrente com mais séries. Diferente da HBO, que possui muitas indicações, A Casa dos Dragão foi praticamente esnobada, visto que era uma série muito esperada nessa premiação e só conseguiu duas indicações: melhor série de drama e melhor atriz para Emma D’Arcy.
Já Zendaya levou mais uma indicação para melhor atriz por Euphoria. Enquanto isso, The White Lotus possui indicação de melhor atriz coadjuvante para Jennifer Coolidge e Aubrey Plaza e para melhor ator coadjuvante para F. Murray Abraham, além de melhor série antológica. Evan Peters concorre por melhor ator junto de nomes como Colin Firth, por A Escada, e Andrew Garfield, por Em Nome do Céu. Daisy Edgar-Jones também recebeu indicação por esta mesma série.
Vale destacar ainda Selena Gomez, que recebeu indicação por sua atuação em Only Muders in the Building, e Diego Luna, que conquistou a atenção dos votantes sendo lembrado para a categoria de melhor ator principal em série de drama por seu papel em Andor, a única indicação que o Disney+ conquistou neste ano. Elizabeth Moss, que sempre figura entre os indicados do Globo de Ouro por The Handmaid’s Tale, dessa vez ficou de fora. Ansioso pela cerimônia?