Portal Pop3

HBO Max: qual o futuro do streaming? Entenda o caso!

A empresa confirmou em uma teleconferência que HBO Max e Discovery+ se tornarão uma única plataforma; a novidade chega ao Brasil em 2023

Publicado em 5 de agosto de 2022, por Notícias

A HBO Max, uma das principais plataformas de streaming em atividade no Brasil, surpreendeu muita gente, com uma notícia anunciada na última quinta-feira (4), virando um dos principais assuntos do mundo. Rumores apontam que o serviço passaria por mudanças, que resultariam em um possível fim da plataforma.

A notícia chegou, por meio de uma teleconferência realizada pela Warner Bros. Discovery, a qual apresentou seus resultados financeiros com base em seu segundo trimestre deste ano.

Mais especificamente, o anúncio revela que a HBO Max e a Discovery+ serão unificadas em uma única plataforma de streaming, — ainda sem nome, mas que receberia uma nova marca. A ideia é que o novo serviço esteja disponível na América Latina, incluindo o Brasil, nos meses finais de 2023. Já para a Ásia e a Europa, a novidade chegará em 2024.

Grace Randolph, repórter americana, afirmou em seu perfil do Twitter que o novo serviço de streaming combinará todo o conteúdo Warner Bros. com a Discovery. Todas as produções não terão a marca “HBO” ou “Discovery” no nome. Já o conteúdo produzido no HBO Max irá para a HBO.

 

A indústria ainda aguarda o pronunciamento oficial do CEO, David Zaslav, que de acordo com o que vem sendo especulado, parece não gostar da forma como a HBO Max tem se organizado, e tinham “deficiências” do ponto de vista do produto. Segundo alguns rumores, Zaslav deve demitir cerca de 70% da equipe de funcionários da HBO Max, para cortar gastos e simplificar a criação de conteúdos roteirizados.

Como tudo começou

Isso já vinha sendo especulado há algum tempo, desde quando a Discovery comprou a WarnerMedia (da antiga proprietária AT&T) em abril deste ano. Na época, a fusão movimentou mais de US$ 40 bilhões, ganhando destaque no mercado por originar uma verdadeira gigante do mercado de entretenimento.

Após o cancelamento de obras que ainda não estrearam, algumas das quais estavam já prontas e outras em fase final de produção, a situação começou a ser objeto de especulação. Um dos casos mais comentados, foi o filme Batgirl, que já estava em pós-produção, fotos reveladas e até ideias para próximas sequências. Com isso, os fãs de heroína e da DC, não poderão ver o longa. Tenso!

Leslie Grace em cena do filme Batgirl, cancelado pela Warner. (DC/Reprodução)

Outras produções que já tinham sido anunciadas como a sequência da animação de Scooby-Doo e um remake de House Party, também foram canceladas, antes que chegassem às telinhas do cinema, e posteriormente, no streaming. 

Infelizmente, essa decisão não envolve somente as futuras produções audiovisuais, mas também as já lançadas, que não vingaram no streaming. É o caso, por exemplo, da nova versão de Convenção das Bruxas (2020), Charm City Kings (2020), Superintelligence (2020), Locked Down (2020), An American City Pickle (2020) e a mais recente Nossos Sonhos de Marte (2022), que saíram da plataforma após a decisão.

Fontes da revista Variety afirmaram que a necessidade de reduzir gastos vem após a crise causada pela pandemia do coronavírus e pela gestão anterior, que na época, decidiu lançar um filme após o outro de forma simultânea tanto no cinema, quanto no streaming no ano passado.

O que esperar

Quando se trata de plataformas de streaming, ainda é impossível saber o que o futuro reserva para o estúdio. Algumas informações divulgadas adiantam que a nova plataforma terá uma mescla das principais produções presentes tanto na HBO Max quanto na Discovery+.

Fusão entre as plataformas HBO Max e Discovery+ deve chegar ao Brasil em meados de 2023. (Warner Bros. Discovery/Reprodução)

A expectativa da Warner Bros. Discovery é que a fusão das duas plataformas alcance mais de 130 milhões de assinantes globais. Número que em comparação à soma dos assinantes da HBO Max e Discovery+, é de atualmente 92,1 milhões.

As séries Euphoria, Succession e o spin-off de Game of Thrones, House of the Dragon, continuarão no catálogo. Ainda não está claro como a mudança afetará o mercado brasileiro e se os assinantes poderão manter suas assinaturas pelo mesmo valor que pagam atualmente. Novas informações sobre o futuro da HBO Max devem ser divulgadas nos próximos dias, durante um evento para investidores, a fim de pôr os devidos pontos nos is.

Tags: , , , ,
Jornalista, nerd, cinéfilo, viciado em música pop e um apreciador de bons livros.