Portal Pop3

Universal Pictures é processada por fãs de Ana de Armas; entenda!

A decisão do Tribunal dos Estados Unidos até o momento pode ser um divisor de águas para o futuro dos estúdios hollywoodianos

Publicado em 25 de dezembro de 2022, por Notícias

Dois fãs da atriz Ana de Armas vêm processando a Universal Pictures, recentemente, por conta do trailer de Yesterday (2019). Para eles, o vídeo consiste em uma propaganda enganosa, pois Ana de Armas aparece em cenas do trailer. Contudo, a artista não surgiu em nenhuma sequência da versão final que foi para os cinemas e nem na cópia disponível em serviços de streaming. O papel de Armas era ser um possível segundo interesse romântico do protagonista feito por Himesh Patel. Mas foi decidido que a história do primeiro par amoroso não deveria ter desvios, então Lily James ficou como o único interesse romântico do longa e Armas foi cortada do corte final.

Após alugarem o filme digitalmente, os dois fãs perceberam essa inconsistência entre trailer e versão final e entraram com um processo no qual pedem cinco milhões de dólares pela propaganda enganosa que houve para eles. Apesar das tentativas da Universal de fazer o processo ser arquivado com o argumento de que o trailer possui a proteção sob a Primeira Emenda, que dá liberdade de expressão e discurso, o juiz Stephen Wilson já tomou sua decisão!

“A Universal está certa de que trailers possuem uma certa criatividade e editorial, porém esta criatividade não supera a natureza comercial que o trailer possui. Em seu meio, o trailer é uma propaganda feita para vender o filme e chamar consumidores com uma prévia do filme. O entendimento da Corte é de que a representação seja da cena ou do ator é que esteja no filme e nada mais.”

Os advogados do estúdio disseram que os trailers são “trabalhos artísticos e expressivos”, sendo assim, eles contariam uma história e não deveriam ser pensados como um discurso comercial. Conforme citado anteriormente, o argumento do estúdio foi descartado, pois o juiz considera que os trailers possuem um discurso comercial.

Ainda nesse contexto, o estúdio apresentou outros exemplos com a mesma ocorrência — o primeiro teaser de Parque dos Dinossauros, Exterminador do Futuro 2, O Cavaleiros das Trevas, Carros, Alien e O Super-Homem, de 1978. Esse pode ser um precedente para futuros processos de espectadores que não tiveram sua expectativa criados pelo trailer.

Tags: , , , , ,
Amo música, cinema, artes visuais e cores. Gosto de descansar vendo filmes e, as vezes, isso acaba cansando também. Sou graduada de Cinema e Audiovisual.