Morre Glória Maria, pioneira do jornalismo e primeira âncora negra do Fantástico
O Portal Pop3 se despede de Glória Maria deixando registrado um pouco de sua carreira, sua contribuição para o jornalismo, para a igualdade racial e algumas curiosidades
Publicado em 2 de fevereiro de 2023, por Vanessa Freitas • NotíciasGlória Maria deixou o mundo no dia de Iemanjá, rainha dos mares e orixá de devoção da jornalista. A morte de Glória Maria talvez já fosse — infelizmente — anunciada, uma vez que a jornalista lutava contra o câncer de pulmão desde 2019. Ela faleceu hoje (2) no hospital onde estava internada na zona sul do Rio de Janeiro, por conta de uma metástase no cérebro. As causas oficiais e os detalhes ainda não foram divulgados.
Apesar de ter partido cedo, a jornalista tem um legado inquestionável como comunicadora brasileira. Inicialmente, eu pensei em escrever sobre quem é Glória Maria, mas me pareceu redundante, já que ela faz bom uso do jargão “dispensa apresentações”. Pensando nisso, o Portal Pop 3 preparou uma homenagem sobre sua trajetória.
Dona de uma coragem sem igual, Glória Maria começou a carreira como estagiária da TV Globo, após ir ao programa do Chacrinha com seu bloco de carnaval Cacique de Ramos. Nos anos 1970, ela foi efetivada na TV e, desde então, foi crescendo na emissora. Em 1998 a 2007 foi âncora do Fantástico, mas já havia apresentado o TJTV e o Jornal Hoje.

(Globo/Reprodução)
Na televisão, a jornalista ganhou muita notoriedade não só por sua excelente desenvoltura, mas também pelo seu espírito aventureiro. De tal forma que ela chegou a conhecer 168 países ao redor do mundo. Parece, no entanto, que o céu era o limite para ela, de modo que ela se inscreveu até mesmo para ir à Lua.
A coragem de Glória pode ser notada pelas viagens e aventuras que viveu, no entanto, essas aventuras não se comparam ao que a jornalista já enfrentou para se tornar a nossa Glória Maria. Ela foi a primeira jornalista negra da televisão brasileira, a primeira a usar a lei contra o racismo e mais: foi a primeira jornalista negra a apresentar o Fantástico. Realmente, tem que ter muito axé para fazer o que ela fez. Navegar entre os oceanos é louvável, mas navegar entre os paradigmas e os preconceitos — como fez Glória Maria — é um feito que ninguém, em especial, as mulheres negras desse país, do ramo da comunicação ou não, deveriam esquecer.
Além disso, a jornalista também teve seu legado na internet, viralizando ao experimentar maconha, ou melhor, a ganja sagrada, na Jamaica, em um ritual Rastafári. Ela chegou a comentar a situação no programa Roda Viva.
Os feitos citados aqui foram alguns dentre tantos outros realizados pela jornalista. Assim, com carinho e gratidão, o Portal Pop3 deixa sua homenagem para essa estrela que sempre será Glória Maria. Obrigada por abrir os caminhos, Glória, continuaremos daqui seu legado com compromisso a uma comunicação séria e à luta pela igualdade em todos as suas formas. Vida longa a você!