FIV inicia suas apresentações nesta quinta-feira (24) em Curitiba
1ª Edição do Festival trará artistas de todo o mundo e começa amanhã em Curitiba, no Paraná
Publicado em 24 de agosto de 2022, por Guilherme S. Machado • Cultura e Eventos, O Pop de CuritibaO 1º Festival Internacional de Videomapping de Curitiba, FIV, já está próximo de sua estreia. A partir desta quinta-feira (25) até sábado (27) serão exibidas projeções mapeadas no prédio do Paço da Liberdade, bem no centro de Curitiba, realizadas por videoartistas, VJs e artistas híbridos, já que essa é uma área extremamente plural. Com incentivo do Profice, apoio da Lacta, e produção da Labirinto, o festival está ativo nas redes sociais desde maio, e com as inscrições para todo o mundo abertas até 29 de agosto.

Estrutura do FIV. (Portal Pop3/Reprodução)
Além das exibições entre quinta e sábado, o público já está contando com uma acessibilidade a cursos gratuitos oferecidos pelo festival no Cine Passeio, assim como oficinas e workshops, que levam adiante o conhecimento ainda pouco difundido da projeção mapeada, do universo de VJs e imagens em grandes telas shows, e grandes projeções.
Dentre os instrutores do curso temos nomes conhecidos na área como VJ Luminous (conhecido pelo trabalho do Guará Mapping Festival), Bianca Turner (realizadora de projetos como abertura da Bienal SP 2020, e videomapper das apresentações de Luiza Lian), Coletivo Coletores (conhecidos por ações artísticas de resistência em São Paulo e fora do Brasil), Ygor Marotta (conhecido por trabalhos com Street Art e 4 curtas-metragens), VJ Ímpar (conhecido por apresentações de VJ no Brasil e no exterior), VJ Nerd (artista que trabalha com festas e eventos desde 2012), Coletivo Multimanas (Mulheres VJs unidas para uma produção conjunta a partir do período de pandemia) e VJ Spetto (pioneiro no Brasil e conhecido por criações na abertura das Olimpíadas). As oficinas que ainda não se realizaram podem receber novas inscrições pelo site do festival.

Projeção em Copacabana do VJ Spetto (Notícias ao Minuto Brasil/Reprodução)
Dentre o material de aprendizado dos cursos e oficinas existem desde a utilização de softwares até a criação e maneiras de utilizar projeções para uma melhor criação artística. Para interessados de fora de Curitiba, o FIV disponibilizou alguns tutoriais em seu canal do Youtube e no Instagram do Festival.
Na mostra competitiva, os artistas inscritos terão a oportunidade de se classificarem diante do júri e receber prêmios em dinheiro além de acesso livre a softwares parceiros do evento, como o Resolume Arena, Madmapper e Millumin.

Pixel Map da estrutura do Paço da Liberdade (Instagram/Reprodução)
Quanto às apresentações do festival, a estrutura já está montada e a exibição contará com nomes como VJ Sapituca, [Hz] Hertz, FredyKz, Bug Visuals, Strangepeo, Malokoton Dreams Project, ForVjs, Leo Angonese, James Passos, JOCHANA, Koral, Alvarenga, Dioscorides, Tubão, VJ BANG, kambô.kambocito, VJCRIA, Ivna Lundgren e The Mess, Secuenser e STUDIO CURVA.
Os criadores do Festival também seguem nesta área já há algum tempo, sendo produtores também no Paço da Liberdade da cantata de Natal há 4 anos. A equipe da Produtora Labirinto composta por Gabriela Vernet, Rodrigo Alonso, VJ Picles e VJ Iluminous também fará na quinta-feira antes do início das apresentações um bate-papo no Cine Passeio para comentar a execução do festival.

(Prefeitura de Curitiba/Reprodução)
Não perca o evento! Todas as informações podem ser acessadas no site oficial do festival. E continue ligado aqui no Portal Pop3 para saber o que está acontecendo de melhor em eventos culturais em Curitiba!