FILO abre a temporada 2022 com o espetáculo “A Descoberta das Américas”; confira!
Espetáculo A Descoberta das Américas abre com chave de ouro o retorno do Festival internacional de Londrina
Publicado em 16 de junho de 2022, por Maisa Carvalho • FILO, O Pop de Londrina, TeatroA noite fria de junho foi tomada por um calor emanando da animação que rodeava o centro da cidade. Após dois longos anos de pausa, o FILO está de volta! Na última quarta-feira (15), o festival deu início à sua programação para 2022, muito mais modesta e menor. A edição deste ano começou com o espetáculo A Descoberta das Américas, de Júlio Adrião, no Cine Teatro Universitário Ouro Verde.
A abertura oficial, realizada pouco antes da peça, foi iniciada pelos organizadores do festival. O diretor de arte, Luiz Bertpaglia, a reitora da UEL, Marta Favaro e o secretário de cultura, Bernardo Pellegrini, com discursos calorosos sobre a cena cultural de Londrina em 2022, a importância do FILO e uma novidade, o festival terá uma segunda edição este ano, em dezembro, com espetáculos espalhados pela cidade.

(Instagram FILO/Reprodução)
A peça A Descoberta das Américas é um show de um homem só, durante 80 minutos o ator Júlio Adrião entretém a plateia com bastante humor e muita dedicação. Com uma atuação despojada e bastante intensa o ator leva o público em uma viagem.
Ele conta a história de Johan Padan, um italiano que fugindo da inquisição, acaba em um navio espanhol e desembarca na região que hoje seria a Flórida. O personagem é uma figura cômica e quase sem noção, que presencia parte da história do novo mundo sendo feita, e narra com gracejos e um pouco de afloramento o contato dos espanhóis com os nativos e como passou a pertencer ao espaço.
É difícil ao espectador não simpatizar com contador de histórias, com todo o carisma e bom humor de Adrião, no começo, mesmo que tenha chegado com os colonizadores, a personagem é quase um bom vivant, que chega de paraquedas na América e vai fazendo de tudo para sobreviver.

(Instagram FILO/Reprodução)
O palco do Ouro Verde foi transformado em uma cidade pequena europeia e logo depois virou um navio de caravelas, virou uma ilha, uma clareira e enfim, um continente inteiro. Júlio Adrião, apenas com o poder de sua narrativa, conseguiu levar o público numa aventura, cheia de altos e baixos.
É impressionante que o ator sozinho, com um trabalho simples de iluminação, nenhum recurso cenográfico ou sonoro, consiga prender tanto a atenção do público. Um espetáculo que de simples tem apenas a ideia, mas que com uma execução maestral consegue entreter o tempo inteiro e aguçar a imaginação de quem está na plateia. A pura magia do teatro se desenrolando na frente de uma plateia participativa e entregue. Não haveria maneira melhor de dar início ao FILO 2022.
A programação do FILO 2022 conta com 14 espetáculos que irão ocorrer entre os dias 15 e 26 de junho, terminando com uma grande festa, a Quizomba Junina, em 26 de junho. A peça A Descoberta das Américas será montada novamente nesta quinta-feira (16), no Ouro Verde, às 20h30.
Confira todas as informações do espetáculo no site oficial!