Portal Pop3

Delírios e realidade se misturam de forma poética no espetáculo “Acorda, Januário!”

A magia do circo e a excelência na interpretação cativam quem assiste à produção em Ponta Grossa

Publicado em 1 de agosto de 2022, por O Pop de Ponta Grossa, Teatro

Você já se pegou sonhando acordado? Ou teve momentos onde não sabia se a realidade era um delírio — e vice-versa?

Essa sensação, nada incomum, é uma característica perene na história do excelente espetáculo Acorda, Januário!, produção original da Cia Beira Serra de Circo e Teatro, que foi apresentado no fim deste mês no SESC Estação Saudade, em Ponta Grossa.

Conquistando o maior público da Unidade desde sua inauguração, no fim de 2019, o espetáculo fez parte das atrações do SESC Encena, um circuito de apresentações artísticas que leva para diversas cidades produções de teatro, circo e dança, oportunizando, de forma gratuita, o acesso à cultura de qualidade. E além de ser dona de um público grandioso, a história de Januário foi a responsável pela abertura da temporada de artes cênicas na insituição, já começando a mesma com o pé direito.

(Otávio Seraphim/Reprodução)

A importância do equilíbrio — e a coragem para consegui-lá

Dirigido por Ronaldo Aguiar e estrelado por Fernando Vasques, Acorda, Januário! é um show de variedades na linguagem circense, e constrói uma narrativa poética através de seus quase 50 minutos de duração. A destreza nas ações e a riqueza da simplicidade cativam quem assiste à peça, e deixam um gostinho de quero mais quando as cortinas, metaforicamente, se fecham, e Januário e parte em rumo à sua trajetória.

Enquanto artista de teatro e apaixonado pelo universo das artes de forma geral, a criação da Cia Beira Serra foi uma das surpresas mais agradáveis que pude contemplar nos últimos tempos. Durante os dois anos de isolamento absoluto que vivi, tentei me manter conectado à arte teatral assistindo espetáculos remotos, continuando minhas pesquisas e redescobrindo formas de realizar essa importante esfera artística, ainda que distante dos palcos.

Com o retorno das atividades presenciais e uma maior segurança social, seria absurdo não pensar na necessidade do público presente que o teatro possui. É indiscutível a importância dos olhos brilhantes e atentos durante uma peça, e do retorno imediato que os artistas que pisam num palco recebem.

O teatro entrega para quem se dispõe a encará-lo na caixa cênica um enfrentamento instantâneo com a crítica, seja ela positiva ou negativa. E mais ainda quando se trata dos princípios circenses em uma produção.

Em uma narrativa de simplicidade e encanto, Acorda, Januário! foi recebida de braços abertos e de forma única pelo público pontagrossense. Aplausos, gargalhadas altas e até questionamentos da plateia viravam jogo dentro do espetáculo. Afiado e habilidoso, Fernando Vasques destrói de imediato qualquer muro com o público, criando uma relação de proximidade desde a primeira cena.

(Otávio Seraphim/Reprodução)

A quebra da quarta parede, como tecnicamente chamamos, é o momento em que a ficção se mistura com o real, quando o olhar do artista encontra o olhar do espectador, e ambos estabelecem uma conexão. A personagem de Januário, além de escancarar seu universo aos presentes na plateia, hipnotiza e faz rir na mesma proporção.

Malabares, música e acrobacias compõem com maestria a dramaturgia das cenas, e captam a diversão envolta da fé de Januário em demonstrar ao seu público toda sua habilidade circense, garantindo momentos imperdíveis e lúdicos.

Acorda, Januário! é uma excelente produção original, e uma das várias da Cia Beira Serra de Circo e Teatro, que traz na bagagem espetáculos consagrados e premiados. Para conhecer mais sobre a Cia, sua fundação, história e portfólio, acesse o site e descubra um universo de talento!

Além de Januário, a temporada de espetáculos do SESC Encena em Ponta Grossa contará com apresentações diversas ao longo do semestre, e o Portal Pop3 estará presente na cobertura de todas elas. Se você é da região, fique ligado nas atrações presentes na programação para prestigiar pessoalmente os espetáculos – e não esqueça de voltar aqui depois de todos eles para ler nossa cobertura!

Tags: , , , , ,
Apaixonado por cultura pop, literatura, entretenimento e baboseiras úteis. Se Fernanda Young e Katy Perry tivessem tido um filho, seria eu.