“Eric” de Sex Education, Ncuti Gatwa é anunciado como o novo Doutor em Doctor Who; confira!
Ncuti Gatwa, um dos astros da Netflix, agora também trabalha para a série britânica mais longa da história
Publicado em 8 de maio de 2022, por Guilherme S. Machado • Notícias, Séries e TVNeste domingo (8), a BBC anunciou que Ncuti Gatwa será o novo protagonista de Doctor Who e substitutuirá Jodie Whittaker como o Senhor do Tempo mais velho da ficção. Aliás, ele é um dos mais jovens atores a aceitarem o papel, tendo 29 anos atualmente.
O anúncio é feito de maneira formal pela BBC há anos e pela primeira vez não se trata de um ator branco ou nascido no Reino Unido — Ncuti nasceu em Ruanda mas foi criado na Escócia. Nos últimos anos, o ator ficou mundialmente conhecido por interpretar Eric Effiong em Sex Education, série da Netflix altamente popular, que trata sobre diversos temas sexuais na adolescência. Não se sabe até então se ele deixará o programa em questão, tendo em vista que Doctor Who costuma ocupar muito a agenda dos atores.
Em entrevista ao site oficial da produção, ele disse:
“Não existem palavras para descrever como eu me sinto. Uma mistura de profundamente honrado, além de animado e um com um pouco de medo. Este papel e esse programa significam tanto para tantas pessoas ao redor do mundo, incluindo eu mesmo, e cada um dos meus incríveis antecessores lidou com essa responsabilidade única e privilégio com o máximo carinho. Vou me esforçar ao máximo para fazer o mesmo”.

Ncuti e Russel. (Instagram/Reprodução)
A escolha chama a atenção por tentar focar em um público mais jovem, devido às mudanças que o programa irá trazer para além da troca de atores — algo já bastante comum. A idade e tamanho que o ator também indicam uma tentativa de buscar por um público mais jovem e consumidor de plataformas de streaming. Além disso, a volta de Russel T. Davies (Queer as Folk UK, A Very British Scandal, It’s a Sin, Doctor Who 2005-2009), como showrunner, aponta um direcionamento para o retorno à época em que o programa tinha o maior sucesso desde seu reboot.
Um outro detalhe importante é que a 14ª temporada, que estreia em 2023, será a primeira em que a BBC não terá direitos sobre as escolhas criativas dentro do projeto. A Bad Wolf Productions, produtora de Russel, se debruçará sobre o universo de Doctor Who e trabalhará em cima disso por anos, voltando-se para captar dinheiro e competir com produções de sagas internacionais dentro do streaming. A BBC continua com os direitos de distribuição e venda da marca.
Falando sobre o assunto, Davies argumentou que:
“O futuro está aqui e é [com] Ncuti! As vezes o talento entra pela porta e é tão claro e ousado e brilhante, eu The future is here and it’s Ncuti! eu apenas fico para trás com admiração e agradeço às minhas estrelas da sorte. Ncuti nos deslumbrou, agarrou o Doutor e ficou com as chaves do Tardis em segundos. É uma honra trabalhar com ele, e uma piada, mal posso esperar para começar”.
A doutora de Jodie será vista em mais um episódio no outono britânico, sem data definida ainda, podendo estrear de setembro até dezembro deste ano. A escolha de Jodie, inicialmente, irritou alguns fãs antigos, mesmo trazendo bons índices de audiência à emissora. Muita coisa foi alterada no processo de produção e, aparentemente, isso ocorrerá de novo. Um outro detalhe importante foi o quanto setores conservadores do Reino Unido se irritaram com essa escolha, que provavelmente tende a se repetir. Em 2021, um político declarou no parlamento que a mudança de modelos masculinos para femininos na televisão estava ligado ao aumento de crimes cometidos por homens jovens e que estes programas estavam roubando os bons modelos de homens na sociedade.

Tory MP discursando no Parlamento Britânico. (BBC/Reprodução)
Ncuti não fala muito sobre a vida pessoal e nunca declarou nada sobre sua sexualidade, mas seu histórico em Sex Education o deixou famoso por interpretar um personagem assumidamente gay. Ainda mais sendo negro, essa questão poderia gerar represálias desses mesmos setores conservadores da sociedade britânica, que aparentam estar pouco ocupados diante dessas declarações.

Ncuti Gatwa no BAFTA, onde seu papel foi anunciado de forma oficial. (Twitter/Reprodução)
Mesmo assim, os fãs aparentam estar muito animados com as novidades e a equipe de produção também. Portanto, fique ligado, pois Doctor Who volta ainda em 2022. Não perca!