Portal Pop3

Millie Bobby Brown, estrela de Stranger Things, detalha bastidores de Eleven criança

Atriz mirim foi contratada para reviver a juventude de Eleven na 4ª temporada de Stranger Things

Publicado em 21 de junho de 2022, por Séries e TV

[ATENÇÃO: POSSÍVEIS SPOILERS À FRENTE!]

Millie Bobby Brown, conhecida principalmente por ser a Eleven de Stranger Things, participou de uma cena que normalmente se torna exclusiva do currículo de atores que já faleceram: a utilização de Deep Fake com seu rosto no corpo de outro ator ou dublê de corpo. A técnica, que já foi usada em Star Wars: Rogue One (2016) para reviver a jovem Carrie Fisher e em The Mandalorian para rejuvenescer Mark Hamill, e até mesmo em Os Sopranos em seus primórdios, desta vez pareceu bastante convincente, a ponto de alguns espectadores não notarem que se tratava de um efeito visual.

Na cena, um flashback mostra o início das pesquisas dentro do laboratório de Hawkins, com a personagem Eleven quatro anos mais nova do que aquela garota que gravou as cenas para a 1ª temporada em 2016. Como a maioria dos planos estava num ponto de vista de Eleven, alguns deles foram gravados com a própria Millie em set, mas aquele mais marcante que aparece ao fim da cena é bastante claro o uso de VFX para substituição de rosto.

(Netflix/Reprodução)

A atriz Martie Blair (de The Young and the Restless) foi chamada para ser a dublê de corpo da sequência em questão. Em entrevista à Variety, Millie explicou detalhadamente como lidou com a cena e suas perspectivas.

Esse processo foi único para mim. Eu tive que sentar com os irmãos Duffer e Shawn Levy para entender o que especificamente estava acontecendo, quem estava atuando o quê e como isso iria funcionar. Uma vez que conversamos sobre isso, só fazia sentido eu interpretar meu eu mais jovem, e toda vez que ela vê seu reflexo, ou se lembra de uma memória, é seu eu [ela] mais jovem. Tivemos uma criança incrível para me interpretar, Martie Blair.

Millie contou que para fazer a cópia de rostos teve que ir à uma casa de VFX em Los Angeles. O estúdio Lola Visual Effects é especialista em algumas cenas de envelhecimento, rejuvenescimento ou troca de rostos, tendo no currículo cenas de todos os filmes do Capitão América (inclusive as trocas de rostos vistas nas cenas de Steve magrelo sem tomar o soro de super-soldado no 1º filme e de Tony Stark jovem no 3º filme), Vingadores: Era de Ultron (2015) e Game of Thrones.

Eu fui para Los Angeles e fizemos um processo muito legal chamado máquina Lola. Por três dias, trabalhei nesta sala e basicamente fiz todas as cenas que Martie fez, mas apenas agi com meu rosto para replicar todos os movimentos dela. Foi um processo muito interessante — definitivamente uma vez na vida.

A atriz comentou que estava no set guiando os atos, gestos e movimentos da pequena Eleven durante as gravações dela. Como a atuação da personagem foi concebida por Millie Bobby Brown na 1ª temporada, ela preferiu e conseguiu ser a “diretora” de sua dublê durante a cena. “Eu a ajudava com algumas de suas contrações faciais e coisas assim — coisas muito específicas que ninguém provavelmente diria, mas eu, assistindo o programa, eu não seria capaz de viver comigo mesma se não a ajudasse nisto”, concluiu.

(Twitter/Reprodução)

A atriz também se sentiu surpresa ao descobrir que a equipe de VFX acabou recebendo imagens da série Once Upon a Time in Wonderland, considerando que Millie tinha 9 anos quando ela havia sido gravada.

Os primeiros episódios da 4ª temporada de Stranger Things podem ser vistos na Netflix!

Tags: , , ,
Estudante de Cinema e Audiovisual em formação, "sériéfilo" por consequência, entusiasta de efeitos visuais e crente no poder de transformação social através das artes.