Portal Pop3

Our Flag Means Death faz rir e aquece o coração até fazer chorar (Crítica)

Com representatividade LGBTQIA+ e romances queer, a produção do HBO Max surpreendeu o público ao não cair na mesma velha história de queerbait

Publicado em 3 de maio de 2022, por Críticas, Séries e TV

Our Flag Means Death é uma série de comédia lançada pelo HBO Max em 2022. A 1ª temporada possui 10 episódios, com cerca de 30 minutos cada um; todos eles estão disponíveis no serviço de streaming. Criada por David Jenkins, a história acompanha Stede Bonnet (interpretado por Rhys Darby), o aristocrata que abandona essa vida de luxo para se tornar um pirata, o capitão do navio Revenge, que ficou conhecido como o Pirata Cavalheiro.

A série possui diversas figuras históricas, entre elas o Capitão Barba-Negra, Edward Teach, que é possivelmente o pirata mais famoso que já existiu (vivido por Taika Waititi). No mundo real, Barba-Negra e Stede Bonnet também se conheceram e trabalharam juntos por um tempo. Já na história, após abandonar sua esposa e filhos, o Pirata Cavalheiro, está com uma tribulação em seu navio pirata, formada por um quadro diverso e hilário, com pouca fé nas capacidades piratas de seu capitão. Entre suas tentativas de buscar aventura, Bonnet e sua tripulação acabam se encontrando com o lendário Barba Negra.

Desse encontro resulta uma improvável parceria, em que o Stede Bonnet tenta aprender com Edward Teach como ser um pirata de verdade, enquanto o lendário capitão entediado dessa vida busca aprender a se tornar um cavalheiro. Our Flag Means Death é uma série reconfortante para assistir e se divertir, ao mesmo tempo em que emociona com um final surpreendente de quebrar corações. É o tipo de história com grande potencial para se colocar entre os comfort shows de muita gente — inclusive entre os meus que já estou assistindo a série pela segunda vez. 

(HBO Max/Reprodução)

A narrativa conta com representatividade LGBTQIA+ e romances queer, questões que surpreenderam o público ao não se tratar de queerbait. Além disso, a representação queer na série se dá de forma saudável, com a criação de narrativas que não são apenas centradas em “ser queer”, nem na homofobia e lgbtifobia da sociedade.

Em Our Flag Means Death vemos os romances se desenvolverem, sem que as outras personagens fiquem chocadas ao saber disso. Pode existir surpresa por estar apaixonado, mas não por esse sentimento estar voltado para uma pessoa do mesmo gênero. Além disso, vemos a representação de uma personagem não-binária, que passa a usar os pronomes they/them (elu/delu), que são aceitos imediatamente pelos outros piratas. 

Com isso, a história ganhou uma audiência fiel e tão ansiosa pela renovação para uma próxima temporada quanto seu criador. Enquanto a renovação segue incerta, a produção não parece que vai desistir de contar sua história mesmo se o HBO Max decidir descontinuá-la. Jenkins já deixou claro em seu twitter, e em entrevistas, que “ninguém está desistindo”.

A produção já se encontra, pela quinta semana consecutiva, como a série original de serviços de streaming mais assistida nos Estados Unidos, de acordo com dados do Parrot Analytics. Agora é esperar para descobrir se esse será mais um seriado com cancelamento injusto, em que a produção terá que lutar para continuar sua narrativa — mesmo sendo incrivelmente bem produzida e um sucesso entre o público e a crítica — ou se verá sua renovação sem maiores problemas.

Estaremos acompanhando! E você pode ficar sabendo do desenrolar dessa história aqui mesmo, pelo Portal Pop3.

Nossa Bandeira é a Morte
Our Flag Means Death
HBO Max
David Jenkins
David Jenkins, Taika Waititi
1

Nota: 5

Nota: 5
Tags: , , , ,
24 anos. Jornalista com interesse em Estudos Culturais. Cohost do podcast Cadelinhas da Indústria Cultural. Fã de artes em diversas mídias, tentando acumular o maior número de hobbies possíveis.