Série de Obi-Wan Kenobi pode modificar a narrativa canônica de Star Wars; entenda!
Atores e diretora confirmam aparições em nova série do Disney+ envolta no universo Star Wars
Publicado em 27 de abril de 2022, por Guilherme S. Machado • Notícias, Séries e TVRecentemente, Ewan McGregor, Hayden Christentsen e Deborah Chow, a diretora de Obi-Wan Kenobi, forneceram detalhes sobre a trama da série e ainda avisaram sobre seu provável retcon, termo para descrever um movimento narrativo que consiste em repaginar e alterar uma situação já estabelecida dentro da mitologia de um filme/série/livro/quadrinho.
Dessa vez, essa questão está relacionada à linha do tempo de Darth Vader em Star Wars: Uma Nova Esperança (1977), cujo roteiro contém uma frase dita por Vader que indicava uma passagem de tempo na qual Obi-Wan e Anakin Skywalker não haviam se visto. Para relembrar: quando Kenobi (Alec Guinness) vai resgatar a Princesa Leia (Carrie Fisher), junto de Luke Skywalker, Han Solo (Harrison Ford) e Chewbacca (Peter Mayhew), ele se separa do grupo e Vader sente sua presença, estando presente na mesma nave que ele. Vader então diz algo que sugeriria que a última vez que ambos tinham se visto foi em Mustafar — algo ilustrado, de fato, na nova trilogia, iniciada por George Lucas em 1999, com Ewan McGregor e Hayden Christentsen.
Contudo, a série pretende abordar essa ausência temporal de outra maneira. Em uma entrevista à revista Entertainment Weekly, McGregor e Christensen indicaram timidamente que haverá um encontro dos dois personagens na série de TV. Uma das concept-arts da produção indica uma luta de sabre de luz entre ambos, mas os atores evitaram dizer com todas as letras sobre o que aconteceria ou o contexto daquela cena.

(Internet/Reprodução)
Quando estreia Obi-Wan Kenobi no Disney+?
A diretora ainda comentou que os tópicos dentro da série são criados de maneira muito inteligente. Segundo ela, os showrunners estavam muito atentos ao lidar com questões de passado, presente e futuro que cabem no universo Star Wars e que buscavam assumir o legado de George Lucas de maneira respeitosa devido ao que já havia sido estabelecido anteriormente.
“Obviamente, há espaço para interpretação aqui. No processo de contar [a história] que eles tiveram esses 20 anos, e obviamente algo aconteceu nesses 20 anos, há algumas coisas da nossa série em que haverá um pouco mais de espaço para interpretação”, contou.
McGregor disse ainda que Chow tomava muito cuidado para garantir que o material da série fizesse sentido e se encaixasse com o que foi feito.
“Para ela, no processo de pré-produção, fazer tudo isso funcionar e pegar as coisas que foram ditas no set em 1975, tentar ligá-las ao que dissemos em 2003 e fazer tudo funcionar – é uma perspectiva realmente interessante. E eles fizeram um trabalho incrível com isso”, explicou.
Star Wars é uma saga que realmente abre muito espaço para erros, situações canônicas, furos de roteiro e muitos outros desvios devido ao material fílmico com três trilogias, inúmeras séries animadas e mais recentemente de seus live-actions. Apesar da trilogia prequel (1999-2005) responder muitas das perguntas sobre Darth Vader, esse vazio entre os 20 anos de diferença cabem dentro das possibilidades da série Obi-Wan Kenobi.
Portanto, não perca essa estreia em 27 de maio no Disney+!