Stranger Things: longa duração, mortes e tudo que há para o fim da 4ª temporada
Final eletrizante da 4ª temporada de Stranger Things é especulado por equipe e elenco
Publicado em 20 de junho de 2022, por Guilherme S. Machado • Notícias, Séries e TV[ATENÇÃO: POSSÍVEIS SPOILERS À FRENTE!]
Uma das decisões mais estranhas (sem trocadilhos, por favor) para a 4ª temporada de Stranger Things foi a divisão da temporada em duas partes; a primeira com sete episódios e a segunda com dois. Ao assistirmos, no entanto, essa escolha se torna mais evidente devido à duração de todos os episódios serem de mais de uma hora, o que poderia soar bastante cansativo numa maratona contínua. O Volume 2 da 4ª temporada série não está excluso. Na realidade, o último episódio está previsto para ter a duração de um filme com 2 horas e 30 minutos.
Os gastos durante a temporada também superaram todas as expectativas, girando em torno dos 30 milhões de dólares por episódio — um valor bastante alto. Durante as cenas dos episódios já lançados até então, pudemos ver os motivos desses gastos: efeitos visuais excessivos, maquiagem do Vecna, dublê de rosto para Millie Bobby Brown, locações dispersas, novos personagens no elenco e, claro, durante a pandemia gastos com proteção à covid foram levados em consideração, como por exemplo, a participação especial de Dacre Montgomery, que acabou sendo gravada direto da Austrália e inserida, posteriormente, na pós-produção de imagem.

(Netflix/Reprodução)
No enredo desta temporada, temos Eleven (Millie Bobby Brown), Will (Noah Schnapp), Jonathan (Charlie Heaton) e Joyce (Winona Ryder) morando na California, enquanto o resto dos personagens permanece em Hawkins. Porém, para quem assistiu ao volume 1, já sabe que as coisas não estão tão simples assim e a ameaça do vilão Vecna (Jamie Campbell Bower) parece bastante complicada de se resolver a esta altura.
O astro Noah Schnapp, em entrevista ao The Tonight Show com Jimmy Fallon, acabou deixando escapar que o Vol. 2 terá mortes importantes e chocou a plateia durante o programa.
Fallon: O que podemos dizer sobre [volume 2]?
Schnapp: Podemos esperar do volume 2… Temos algumas mortes chegando. Um pouco de sangue e um grande —
Fallon: Uau! Isso é um grande spoiler!
Schnapp: Não, mas…
Fallon: Cara, você acabou de dizer algo que não pode dizer.
Schnapp: Não, mas eu não disse quem.
Fallon: …Você não disse quem? Não há muitas pessoas para escolher.
Schnapp: Bem, vocês podem supor que obviamente alguém vai… (gesticula de maneira cruel)
Fallon: Não! Não assumimos isso!
Schnapp: Não?
Fallon: Não. Nós apenas achamos que você vai ao shopping e sai, e tipo, relaxa.
Schnapp: Sim. Então não. Vamos ao shopping e vamos sair.
Fallon: Então — uau. Uau… Alguém ou algumas pessoas?
Schnapp: Bem, eu termino aqui porque você está me assustando.

(Getty Images/Reprodução)
Fallon exagerou, até porque age assim normalmente em seu programa, ao dizer que são um spoiler tão grande, pois os criadores também disseram publicamente que a 4ª temporada contaria com mortes de personagens relevantes. Até então os personagens mortos durante as três temporadas anteriores eram coadjuvantes, como Barb Holland (Shannon Purser) na temporada 1, Bob Newby (Sean Astin) na 2, e Billy Hargrove (Dacre Montgomery) na 3. Todos eles foram apresentados e mortos na mesma temporada, o que não deve acontecer dessa vez.
Outro elemento que vem sido destacado entre os criadores são os gastos com efeitos visuais. O orçamento, como dito acima, foi maior que em todas as outras temporadas. Segundo Matt e Ross Duffer, o episódio final terá mais planos com VFX do que a 3ª temporada inteira. O evento que eles citam parece ser algo bastante pontual e relevante, assim como a batalha de Winterfell foi para a 7ª temporada de Game of Thrones. Em entrevista à Variety eles disseram:
“Há um pedaço de uma hora no episódio final que simplesmente não para”, disse Ross. “É a coisa mais complicada que já tentamos fazer. É tudo tensão e pavor, com um tempo de execução que seria longo até para um filme. Então – bem, tudo vai para o inferno…”
Por último, mas não menos importante, outra informação liberada em entrevistas aos atores está no mistério levantado na temporada quanto ao fato de Eleven ter criado o mundo invertido ou não. Millie Bobby Brown deu uma entrevista com declaração definitiva em relação a este assunto:
[Os Irmãos Duffer] me disseram. Ela abre. Ela abre a fenda. Isso é um debate muito grande para eu responder. […] Eu acho que o universo alternativo sempre esteve lá. Isso sempre estará sob Hawkins. Eu só acho que ela tem acesso a ele. Eu não acho que ela criou o Mundo Invertido. Não, eu acho que sempre esteve lá, eu acho que ela acabou de criar um portão para ele que ninguém podia antes.
Quanto à continuidade da série, sabemos que a 5ª temporada terá um salto no tempo para acompanhar um pouco melhor a idade dos adolescentes que já estarão mais próximos de jovens adultos. De acordo com a própria Netflix, a série foi vista por 286,8 milhões de horas no fim de semana de estreia, marcando um recorde na plataforma.
E aí? Ansioso por esse lançamento? Portanto, não perca! Os últimos dois episódios da 4ª temporada de Stranger Things serão disponibilizados em 1º de julho no streaming.