Portal Pop3

Abbott Elementary: uma divertidíssima homenagem aos educadores (Crítica)

Ganhadora de três Emmy Awards, comédia da ABC promete ser o novo fenômeno da TV aberta estadunidense

Publicado em 4 de outubro de 2022, por Críticas

O ambiente escolar é constantemente explorado em diversas produções audiovisuais, afinal, é o lugar aonde grande parte das pessoas dedicam anos de sua vida e também enfrentam as mais diversas e singulares situações. Entretanto, são poucas as obras que tenham como foco a ótica do mediador e testemunha de todo esse processo, o professor. Abbott Elementary preenche essa lacuna com uma série original, divertida e crítica, com situações tão reais quanto hilárias. 

Abbott Elementary é uma escola pública localizada na cidade de Filadelfia, Pensilvânia, alvo de uma cobertura sobre escolas carentes dos Estados Unidos. Construída no estilo pseudocumentário, a série segue a recém-professora Janine Teagues (Quinta Brunson) e seus companheiros de trabalho exercendo a profissão enquanto tentam lidar com diversos desafios oriundos da falta de verba, suas relações interpessoais ou da presença da excêntrica, e não tão bem instruída, diretora Ava (Janelle James). 

Quinta Brunson além de estrela da série é também sua criadora e escritora, tendo como inspiração sua mãe, que assim como Janine, é professora do ensino infantil. Esse fato transparece em sua escrita, que contém tons de autenticidade mesmo em seus momentos mais ficcionais – mas não improváveis. Quinta cria um humor simples, inteligente e contínuo ao longo dos 13 episódios que compõem a 1ª temporada. Ela mistura esse humor com momentos dramáticos e críticos muito bem encaixados na história, que não tiram a leveza da série e, ao mesmo tempo, não a tornam ingênua. 

(American Broadcasting Company/Reprodução)

Esse fato fica bem explicitado logo em uma das primeiras cenas do primeiro episódio, que coloca em contraposto Janine dando aula usando um livro didático que precisou ser atualizado manualmente enquanto a poucos metros de distância uma reforma multimilionária acontece em um estádio esportivo. Essa divertida cena também assusta por sua veracidade, definindo logo no começo o tom e objetivo de toda a série: uma cômica e tocante homenagem aos educadores que é também uma firme crítica ao sistema educacional norte-americano

Para esse fim a escolha do gênero de Mockumentary é acertada, e aqui, é executada com muita qualidade. O elenco principal brilha nesse estilo, mostrando que além de terem uma ótima química entre eles a tem também com a câmera. Destaque para Tyler James Williams, que interpreta o professor substituto Gregory, e seus constantes olhares para a câmera, que expressam visivelmente a indignação, desprezo ou confusão do personagem que surgiu de forma inesperada em toda aquela situação. 

Ainda, é notável o trabalho de Sheryl Lee Ralph interpretando a experiente e pé no chão professora Barbara Howard. Sheryl e Quinta interpretam dois modelos de professores opostos, Janine é uma sonhadora que pensa conseguir mudar o sistema apenas com sua força de vontade, enquanto Barbara já está há tanto tempo naquele sistema falho que sua fé nele é praticamente mínima. As duas atrizes carregam muito bem esse embate de ideais que é constantemente posto pela série ao longo da temporada, aprendendo umas com as outras assim como suas personagens e entregando juntas as cenas mais divertidas e emocionantes de toda a série. 

(American Broadcasting Company/Reprodução)

Outro ponto alto da produção é Janelle James e seu trabalho como a disfuncional diretora Ava, motor de grande parcela da comédia da série, responsabilidade que a atriz faz jus primorosamente. Com carisma e timing cômico excelentes, Janelle constrói uma personagem que, por mais inconveniente que seja, é simplesmente impossível de odiar. 

Assim, mesmo trazendo inspirações de produções similares e antecessoras como The Office, Parks and Recreation e Modern Family, Abbott consegue através de sua excelente escrita e elenco se diferenciar das demais e criar algo único. A sua representação dos professores e do sistema educacional é honesta e sem romantizações, com um ótimo equilíbrio entre diversão e crítica. Desde sua idealização até sua realização, Abbott Elementary é original, realista e inteligente, e mesmo com suas familiaridades, traz algo para a mesa que nenhuma produção tem a oferecer no momento. 

 A 1ª temporada da série está disponível no Star Plus.

Abbott Elementary
Abbott Elementary
American Broadcasting Company (ABC)
Quinta Brunson
Quinta Brunson, Randall Einhorn, Justin Halpern, Patrick Schumacker
1

Nota: 5

Nota: 5
Tags: , , , ,
Graduando em Letras - Inglês, professor e produtor de conteúdo, amante de arte em todas as suas formas. Constantemente com o fone no ouvido e sempre procurando algo novo para escutar.