Pretty Little Liars: Um Novo Pecado é tudo que Scream Queens tentou ser
Novos rostos, nova década, novas regras: um banho de sangue renova o clichê em aposta da HBO Max
Publicado em 1 de agosto de 2022, por João Schiavo • EstreiasLançado na última quinta-feira (28) na plataforma HBO Max, o reboot Pretty Little Liars: Um Novo Pecado acerta em cheio ao assumir o universo slasher e ao distanciar-se da produção original. Nova década, novas regras: dessa vez, as jovens protagonistas precisam lutar, literalmente, por suas vidas enquanto também lutam para manter suas reputações em segredo.
Distante do que a série de 2010 propunha, a nova versão evidencia de cara a figura que abala as estruturas das personagens principais. Para quem não conhece, na primeira versão, após o desaparecimento e a confirmada morte de uma garota, seu grupo de amigas passa a receber recados anônimos de uma figura que assina como -A, ameaçando expor segredos e fofocas das jovens.
Na nova série, a figura de -A é um serial killer mascarado e assustador, e não se esconde por tanto tempo como na versão original. Agora, a trama constrói a tensa narrativa em cima de histórias pesadas, que até lembram vagamente os motivos pelos quais as primeiras mentirosas eram ameaçadas, mas com muito mais enredo, entrega e nenhum filtro de edição tosco.

(HBO Max/Reprodução)
Inclusive, o diferencial desse reboot é justamente o pano de fundo de tons obscuros, o mistério e as pontuais cenas com alívios cômicos – nada escrachado, propositalmente, como a falecida Scream Queens (2015), aguardada produção que não vingou em nenhum lugar do planeta.
O que não deu certo em Scream Queens, acaba sendo a maior conquista em Um Novo Pecado: um olhar mais cuidadoso e polido. A série de Ryan Murphy, apesar de ter uma fã base barulhenta e fiel, não cativou a audiência na época da sua estreia, tampouco conseguiu sustentar uma nova narrativa na terrível segunda temporada.
Apesar do elenco milionário, com nomes como Emma Roberts, Ariana Grande, Nick Jonas, Keke Palmer e a scream queen clássica Jamie Lee Curtis, a proposta de terror slasher com comédia do FX não vingou, e patinou nos números e nas críticas. Talvez, aprendendo com o erro alheio, os criadores da nova série, Roberto Aguirre-Sacasa (Riverdale) e Lindsay Calhoon Bring (Sabrina) acertaram o tom logo no episódio piloto.
Ainda é cedo para dar uma canetada final referente ao que Um Novo Pecado será quando a temporada for finalizada, mas os três primeiros episódios disponíveis fazem com que o espectador aguarde ansiosamente os próximos desfechos da história.

(HBO Max/Reprodução)
A série, que inicia com um flashback, traz em seu plot uma questão bastante conhecida no terror slasher, principalmente naqueles de continuações: novos rostos pagam por pecados antigos. Aqui, as jovens do flashback inicial assistem suas filhas serem as novas vítimas dos seus erros, segredos e até antigos crimes. Caso você tenha ficado com a pulga atrás da orelha, veja o trailer da produção logo abaixo — e dê uma chance, eu garanto que vale a pena!
Com 10 episódios previstos na primeira temporada, a série estreou com ótimas críticas. No site Rotten Tomatoes, a produção cravou 92% de aprovação dos especialistas e 80% de aceitação popular, números excepcionais para um reboot sem muita pretensão.
Ensinando que segredos devem ser guardados a sete chaves, Pretty Little Liars: Um Novo Pecado oferece entretenimento de qualidade e bem argumentado, além de conseguir trazer o clichê do serial killer mascarado com sucesso para a sociedade das telas e da internet.
Em poucas semanas, poderemos descobrir se essa boa primeira impressão se mantém, ou se -A, assim como tem feito com as personagens, vai eliminar uma a uma das pontuações positivas que o mundo tem dado para a série. Resta estourar a pipoca, acompanhar o banho de sangue e aguardar ansiosamente.