Portal Pop3

Dossiê da Doutora: para o bem ou para o mal, Deolane Bezerra é o nome de 2022

Destaque durante a 14ª temporada de A Fazenda, da Rede Record, Deolane Bezerra enfrentou diversas críticas, mas se tornou um nome marcante de 2022

Publicado em 29 de dezembro de 2022, por Reality Show

Consagrado como um ano controverso e intenso no que diz respeito ao entretenimento de subcelebridades brasileiras, 2022 foi, para o bem ou para o mal, o ano da doutora mais famosa do país: Deolane Bezerra, também conhecida como Dra. Deolane, ou, simplesmente, Deolane. Três nomenclaturas tão semelhantes até parecem expressar três personalidades muito distintas em uma mesma pessoa, afinal de contas, teve quem conhecesse Deolane Bezerra, a advogada criminalista, teve quem conhecesse Dra. Deolane, a influenciadora digital e personalidade da mídia, e teve quem conhecesse a Deolane, participante da 14ª temporada de A Fazenda — essa última, inclusive, foi a responsável pela explosão de popularidade da loira nos últimos 3 meses.

Que a seara de reality shows foi bastante questionável neste ano, não há dúvidas. Começamos com um BBB morno, sem enredo e sem tempero, que terminou esquecível e com gosto de comida fria. Após isso, Power Couple Brasil consagrou sua temporada menos vista e mais fraca com um casal campeão que nunca venceu uma única prova em um… programa de provas (!). Masterchef, No Limite e The Voice completam uma tríade a qual ninguém se lembra direito. Ficou para A Fazenda o posto de salvador do gênero, mas a décima quarta temporada do reality rural pesou a mão e adentrou um lugar sombrio, recheado de encrencas, confusões, xingamentos pesados, ameaças e muita, mas muita polêmica. Boa parte disso pelo casting inflamado e recheado de personalidades explosivas, mas; no fim do dia, quem carregou o fardo problema do programa foi ela, a Doutora.

Particularmente, não concordo com o despejo de culpa total sob Deolane, uma vez que muitos outros participantes também ultrapassaram seus limites. Mas é aquela máxima: o maior nome sempre vem carregado da maior visibilidade, o que transforma qualquer ação mínima em uma catástrofe. O que antes era comum e cotidiano em A Fazenda, nas mãos de Deolane se tornou um caminhão sem freio desgovernado, descendo uma ladeira rumo à uma fábrica de explosivos. Ah, se o público de hoje tivesse assistido A Fazenda 6 na íntegra…

Sem medo, sem freio e sem limites: Deolane Bezerra mostrou tudo e mais um pouco em A Fazenda. (Rede Record/Reprodução)

Esquece, a mãe tá estourada – e acusada

Quando anunciada sua participação no reality rural, muito se especulou sobre o favoritismo, sobre a personalidade forte e sobre como um dos maiores nomes do nicho nos últimos tempos havia, digamos, se sujeitado à exposição extrema justamente em A Fazenda. Em uma coletiva de imprensa antes da estreia, Deolane foi bombardeada por um jornalista de fofocas, que trouxe à tona questionamentos como a investigação sobre lavagem de dinheiro que envolvia a advogada, a convivência com outras pessoas e até a possibilidade da mesma sair algemada do programa, dado as circunstâncias externas. Grandona e sem medo, a influenciadora respondeu tudo sem pestanejar, inclusive citando casos de políticos investigados para comparar a normalidade da ação. Se era a Deolane dos stories que o Brasil queria, foi a Deolane dos stories que o Brasil recebeu. Desde o princípio.

Uma coisa é fato: não há como dizer que Deolane não foi o que conhecíamos. Ela pode ter pego pesado, vociferado (inúmeras) ofensas, ameaçado e ofendido os participantes para além do jogo, mas nenhuma surpresa quanto à personalidade da Doutora. Ela é isso, goste ou odeie, doa a quem doer. E outra verdade que precisa ser dita é que a advogada criminalista carregou a temporada do reality nas costas, fazendo jus ao título de maior nome da temporada.

Não sobrou feno sobre feno nas mãos da Doutora durante sua passagem pelo reality. (Rede Record/Reprodução)

É importante elucidar, para quem não sabe, que A Fazenda tem uma proposta, um público e um estilo muito distinto do BBB, além de uma projeção infinitamente menor. Nos últimos anos, o BBB se tornou porta de entrada para aspirantes a influencers, atores, atrizes e desconhecidos que desejam sair do anonimato a qualquer custo, visto que os seguidores angariados durante a estadia no programa valem mais que o próprio prêmio. A Fazenda, por outro lado, seguiu no ensejo de catapultar artistas em baixa, personalidades controversas e quase famosos ao grande público, envoltos em uma rotina de trabalho no campo, provas mais ágeis e um padrão de qualidade menos exigente, se é que me entendem. E nem pensem em seguidores, o programa não converte nem 1/3 do BBB neste aspecto.

Pensando por esse lado, Deolane Bezerra sempre foi um material impecável para A Fazenda. Mesmo com a fama de milionária, os seguidores estratosféricos e nenhuma necessidade de mais exposição, a personalidade da loira era um prato cheio para os fãs da produção da Record, além de gabaritar todas as necessidades que um participante precisa ter. Polêmicas no currículo? Check! Brigas públicas com subcelebridades? Check! Inserção no mundo dos quase famosos? Check!

Um legado de lendas: De Urach à Bezerra!

Quem acompanhou o programa (que ficou marcado por ser, também, a temporada de menor audiência) pode viver 3 meses quase inteiros com a advogada. Entre o despertar de novos fãs e muitos haters, só deu ela durante esse tempo. Todos os dias, sem exceção, Deolane Bezerra trazia conteúdo para o público, mesmo que fosse o mais baixo. Brigas, escândalos, exposição e nenhum medo de causar em frente a mais de 50 câmeras fizeram com que, mesmo em contradição, a advogada ganhasse quase 1 milhão de seguidores aqui fora. É válido dizer que ela também ajudou canais no YouTube e páginas de fofoca a sobreviverem durante o período, uma vez que ela foi o nome mais citado nesse universo. Pode odiar a Doutora, mas ela pagou muitas continhas alheias – e os parasitas bem sabem!

Com traços de campeã, mesmo com as polêmicas, o erro de Deolane foi cruzar o caminho que funcionou em todos os reality shows nos últimos anos: bateu de frente com alguém que foi abraçada pelo público na capa de excluída, vítima e pobrezinha, no caso, a atriz Bárbara Borges, a verdadeira campeã da temporada. Nenhuma das brigas da Doutora chegaram aos pés do entreveiro firmado com a ex-paquita, uma vez que as duas abriram fogo sem cessar, criando um clima de guerra na sede do programa. Explosiva e muitas vezes exagerada, Deolane pegou pesado em diversas falas, alimentando ainda mais o coitadismo encapuzado de Babi e aumentando o favoritismo da inimiga com o público. Não deu outra e o tombo veio grande.

Há 10 dias da grande final, a produção do programa teve a brilhante ideia de criar uma roça falsa, que na ocasião envolveu Pétala Barreiros, Deolane e Babi. As duas primeiras voltaram crentes de que haviam eliminado a rival, que foi para um local isolado ver e ouvir tudo que acontecia no programa após sua saída. A diferença percentual entre a Doutora e a atriz foi de 4%, número pífio se colocado na balança. Mas esses 4% garantiram a final antecipada do programa, que ocasionou na derrota da advogada.

Pouquíssimos dias após o retorno de Bárbara como vencedora da roça falsa, os ânimos esfriaram tanto aqui fora quanto lá dentro, desmantelando uma rede de manifestações e balbúrdia nas localidades da Fazenda gerada pela família da advogada, que alegava estar buscando a participante por problemas de saúde da mãe dela, internada na UTI para exames. Muitas lives e especulações depois, e Deolane foi “liberada” para fora do reality, mas antes, precisou cumprir o protocolo da desistência: bater o sino, olhar para a câmera e dizer com todas as letras “eu estou desistindo do programa”. O que a emissora não exibiu foi que a influenciadora completou o discurso afirmando que se sentia lesada pela produção, sem dar mais detalhes.

Com a contratação da advogada para o casting, muito se disse sobre privilégios contratuais, liberações exclusivas e até informações externas passadas para ela, informações que a própria confirmou em uma live expositiva após sua saída, contando seu lado da história e o motivo que a levou a “desistir” do reality. Impressionantes 500 mil pessoas acompanharam simultaneamente a transmissão, que já acumula 2,4 milhões de visualizações em duas semanas. Acompanhada da amiga Pétala, que foi retirada do programa por quebra de contrato, Deolane rasgou o verbo e expôs direção, produção e emissora. Você pode assistir esse capítulo da treta logo abaixo:

Mergulhada em confusões após sua participação e sem fugir da raia, fato é que o engajamento de Deolane, que já era ótimo, triplicou. Renovou contratos, assinou novas publicidades e seguiu sem medo de bater de frente com uma das maiores emissoras do país. Agora, segundo ela, tudo correrá na justiça, mas até nisso ela se tornou pioneira, como a primeira participante em 13 anos de programa a processar, expor e contar os podres dos bastidores.

Com o ano acabando, fica o questionamento sobre o por quê Deolane Bezerra é tão influente, tão forte e tão midiática. Com uma legião de fãs fiés e muita autenticidade no currículo, para muitos é um mistério a fama e o engajamento monstruoso da Doutora. Como o título afirma, para o bem ou para o mal, Deolane Bezerra foi o nome de 2022, e promete causar ainda mais nos próximos meses. A Doutora estourou, e disso ninguém duvida.

Tags: , , , , ,
Apaixonado por cultura pop, literatura, entretenimento e baboseiras úteis. Se Fernanda Young e Katy Perry tivessem tido um filho, seria eu.